Portugal entregou a Cabo Verde 6,7 toneladas de toneladas de leite em pó, que vão ser distribuídas pelas famílias em situação de maior vulnerabilidade naquele país, de forma a reforçar o abastecimento de produtos alimentares essenciais. O envio é “uma resposta do Governo português ao pedido formulado pelas autoridades cabo-verdianas”, pode ler-se numa nota enviada, esta segunda-feira, à comunicação social pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
De acordo com o mesmo documento, Cabo Verde enfrenta as consequências da crescente insegurança alimentar causada pela seca, pelos efeitos ainda visíveis da pandemia e, mais recentemente, pelo impacto global da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, nomeadamente no que diz respeito à oferta de alimentos e de fertilizantes.
Foram enviados 672 sacos com 10 quilogramas de leite em pó, que equivalem a 90 mil litros de bebida láctea.
Na mesma nota destaca-se que “este apoio da cooperação portuguesa resulta da coordenação de esforços” dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Agricultura e da Alimentação (MAA), com o contributo Ministério da Defesa Nacional (MDN) no transporte da mercadoria.
O MNE e o MAA vão continuar a mobilizar recursos financeiros tendo em vista a compra de bens alimentares para fazer face ao “contexto de insegurança alimentar” atualmente vivido em Cabo Verde.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com