[weglot_switcher]

Portugal mandata bancos para venda sindicada de dívida com prazo em 2035

A operação, cujo lançamento e preço devem ser anunciados em breve, tem como ‘joint lead managers’ o CaixaBI, o Credit Agricole CIB, o Deutsche Bank, o Goldman Sachs International Bank, o J.P. Morgan, e o Nomura, segundo a “Bloomberg”.
30 Junho 2020, 14h06

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – mandatou esta terça-feira seis bancos para organizar uma venda de sindicada de Obrigações do Tesouro com maturidade de 15 anos, ou seja a 12 de outubro de 2035, noticiou a agência “Bloomberg”, citando fontes com conhecimento da operação.

A operação, cujo lançamento e preço devem ser anunciados em breve, tem como joint lead managers o CaixaBI, o Credit Agricole CIB, o Deutsche Bank, o Goldman Sachs International Bank, o J.P. Morgan, e o Nomura.

A 19 de junho, o IGCP informou que, na sequência da apresentação do Orçamento Suplementar por parte do Governo, quase duplicou as necessidades de financiamento para 2020. No documento com os novos valores do programa para o terceiro trimestre, o IGCP detalhou que o valor subiu para 20,3 mil milhões de euros este ano, um valor superior aos 10,7 mil milhões de euros projetados anteriormente.

Já em OT serão emitidos 29,3 mil milhões de euros – ou seja, mais 14 mil milhões de euros – e mais mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), as obrigações para o retalho.

Esta será a terceira venda sindicada deste ano, após a colocação de quatro mil milhões de euro a 10 anos em janeiro, e  de cinco mil milhões de euros em dívida a sete anos a 2 de abril.

A última vez  que o IGCP vendeu dívida com maturidade semelhante a 15 anos foi num leilão a 12 de fevereiro, quando emitiu 663 milhões de euros em OT com prazo em 2034, tendo pago uma taxa de colocação de 0,555%.

O último leilão ocorreu a 10 de junho, com o IGCP a vender 920 milhões de euros com prazo em outubro de 2030, a uma taxa de 0,595%. No mercado secundário, a taxa dessa dívida benchmark portuguesa negoceia esta terça-feira nos 0,47%.

[Atualizada às 14h38]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.