[weglot_switcher]

Portugal não reconhece vacina da AstraZeneca fabricada na Índia e usada para inocular 5 milhões de britânicos (com áudio)

Portugal está entre os 13 países europeus que ainda não reconhecem o fármaco da AstraZeneca produzido no Serum Institue of India. Espera-se que a sua validação possa chegar já em setembro. Britânicos inoculados com esta dose terão que cumprir quarentena à chegada.
3 Agosto 2021, 10h35

Os turistas britânicos inoculados com a vacina da AstraZeneca produzida na Índia, e que escolheram Portugal como destino para férias, terão que cumprir duas semanas de quarentena em território nacional, avança, esta terça-feira, o “The Telegraph”.

De acordo com a publicação, Portugal está entre os 13 países europeus que não reconhecem as doses da vacina AstraZeneca produzidas no Serum Institue of India, conhecido como Covishield, e que serviram para inocular até cinco milhões de britânicos no âmbito do programa de vacinação contra a Covid-19 do Reino Unido.

Atualmente, o Governo português, juntamente com países como a Itália, República Checa, Polónia ou a Roménia, reconhecem apenas a validade de quatro fármacos contra a Covid-19: a AstraZeneca (produzida no Reino Unido), a Moderna, a Pfizer/BioNTech e a Johnson & Johnson. Embora não hajam indicações de que as vacinas da farmacêutica anglo-sueca produzidas na Índia sejam menos eficazes, o facto de não terem sido autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), à semelhança das restantes, significa que não se qualificam para o Certificado Digital para a Covid-19 atualmente em vigor.

Os Estados-membros são, no entanto, livres para tomar as suas próprias decisões, considerando que a maioria das outras nações da União Europeia reconheceram a vacina indiana, mais recentemente a França e a Croácia.

Segundo o “The Telegraph”, acredita-se que a vacina possa ser reconhecida até setembro, acabando com os problemas para os viajantes britânicos, que, até ao momento, estão apenas isentos de cumprir uma quarentena de 14 dias ao chegar a Portugal se tiverem partido de Inglaterra.

“Vários Estados-membros não finalizaram ainda as suas posições quanto à vacinação com o objetivo de viajar”, cita o jornal as declarações de um porta-voz do executivo comunitário. “Assim que o fizerem, publicaremos uma lista das vacinas correspondentes no site da ReopenEU”, esclareceu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.