[weglot_switcher]

Portugal no top10 dos melhores países para nómadas digitais

De acordo com o guia online gratuito VisaGuide.World, Portugal ocupa o sexto lugar do top 10 de melhores países para os nómadas digitais. O top é liderado pela Espanha e Andorra ocupa o décimo lugar.
18 Dezembro 2023, 10h48

Portugal é um dos países de eleição para os nómadas digitais e expatriados, de acordo com o guia online gratuito VisaGuide.World. O território nacional surge em sexto lugar do top10 de países para nómadas digitais para o próximo ano, sendo este top liderado pela vizinha Espanha.

O VisaGuide.World analisou fatores como a disponibilidade de visto ativo, velocidade da internet, políticas fiscais e duração isenta de impostos, requisitos de renda para pedidos de visto, custo de vida em euros, pontuação global de saúde e popularidade do turismo.

As mudanças políticas que Portugal já anunciou para o próximo ano, nomeadamente a medida que visa o encerramento do programa dos Vistos Gold, fizeram com que o país caísse no top, uma vez que estas medidas podem ser consideradas como hostis para os nómadas digitais.

Espanha ficou a liderar o top10, com uma pontuação de 4,5 em 5. Em Espanha existe o ‘visa de trabalho remoto’ que permite que as pessoas vivam um ano no país, desde que tenham uma renda de, pelo menos, o dobro do salário mínimo espanhol, mais ou menos de 2.600 euros por mês.

Argentina, Roménia, Emirados Estados Unidos, Croácia, Uruguai, Malta, Noruega e Andorra são os outros países que completam o top10.

Apesar de haver cada vez mais empresas a pedirem para os trabalhadores voltarem aos escritórios, ainda existe uma grande parte que deixa os trabalhadores trabalharem remotamente de qualquer canto do mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.