Bernardo Ivo Cruz, professor da Universidade Católica, antigo secretario de Estado da Internacionalização do Governo socialista de António Costa, falava no Programa Conversa Capital da Antena1 e Jornal de Negócios quando defendeu que “num cenário de vitória de Trump, a relação com a China vai ser complicada”.
Mas neste caso, acredita, que Portugal – dada a sua relação histórica e comercial com o país – poderá ajudar a União Europeia neste diálogo “Nós somos reconhecidos como construtores de pontes honestas”, disse.
O professor da Católica disse ainda que “vai ser fácil para Trump dividir a Europa” porque à mesa do Conselho Europeu, Donald Trump tem vários apoiantes. Nesse sentido, aguarda também com expetativa o trabalho de António Costa na gestão desta conflitualidade.
Bernardo Ivo Cruz acredita que “as empresas portuguesas vão ter de ter muita atenção” se Donald Trump ganhar as eleições nos EUA, lembrando que os EUA são um dos principais países de destino das exportações portuguesas.
O ex-Governante do Governo do PS aconselha as empresas, o país e a União Europeia, a prepararem-se para o impacto económico da vitória de Trump, e de uma forma melhor do que fizeram com o Brexit.
O professor da Universidade Católica alerta ainda que a aplicação de direitos aduaneiros de 10% aos produtos importados da UE prometida por Trump, vai levar a uma redução das exportações, com impactos em Portugal e na Europa.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com