[weglot_switcher]

“Portugal quer ser um dos motores do carro elétrico na Europa”, destaca imprensa espanhola

Os recursos portugueses poderão fazer do país um alvo estratégico para o setor, enquanto em Espanha, os investimentos pela procura de lítio em Cáceres estão paralisados. Imprensa espanhola assinala o contraste entre os dois países.
5 Março 2018, 18h35

“Portugal quer ser um dos motores do carro elétrico na Europa, com as suas reservas de lítio”. É assim que o El Economista coloca a questão das ambições portuguesas em relação à exploração de lítio. O jornal espanhol explica que Portugal planeia lançar licenças de prospeção ainda este ano porque o  Governo de Lisboa quer aproveitar a febre de lítio para uso em baterias de veículos elétricos e tornar-se um dos grandes produtores do Velho Continente e do mundo.

Portugal tem reservas totais de 60 mil toneladas métricas, em comparação com um total global de 16 milhões, de acordo com um relatório do United States Geological Survey. No entanto, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches assegura que o país está entre os 10 primeiros países do mundo, em termos de reservas.

Segundo o jornal espanhol, com tais recursos, Portugal poderá mesmo tornar-se um país estratégico para o setor, enquanto em Espanha, os investimentos pela procura de lítio em Cáceres estão paralisados.

Acrescenta que o Governo português pretende atrair mais investimentos não só no sentido de explorar as reservas de lítio existentes, mas também que estudem o desenvolvimento de projetos industriais, como centros de montagem ou produção de unidades de baterias. Esta semana, o secretário de Estado irá apresentar a estratégia do país durante a convenção da Prospectors & Developers Association of Canada, em Toronto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.