[weglot_switcher]

Portugal regista 3ª taxa de inflação mais baixa da UE em abril

A taxa de inflação anual da zona euro foi de 1,2% em abril, segundo os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat.
16 Maio 2018, 10h40

Portugal destacou-se esta quarta-feira entre o conjunto de países da União Europeia (UE). O país teve a terceira taxa de inflação anual da UE mais baixa no mês passado, segundo os dados divulgados esta manhã pelo Eurostat, registando 0,3%, logo depois do Chipre (-0,3%) e da Irlanda (-0,1%), com taxas de inflação negativas.

Por outro lado, os três Estados-Membros que assinalaram as maiores subidas anuais dos preços foram a Roménia (4,3%), a Eslováquia (3%) e a Estónia (2,9%), tal como assinala o organismo de estatística da UE.

“A inflação anual da UE foi de 1,4% em abril de 2018, menos do que a de 1,5% em março. Há um ano, a taxa foi de 2%. (…) Em abril de 2018, a maior contribuição para a taxa de inflação anual da zona euro veio dos alimentos, álcool e tabaco (+0,47 pontos percentuais), seguido dos serviços (+0,45 pontos percentuais), energia (+0,25 pontos percentuais) e bens industriais não energéticos (+0,07 pontos percentuais)”, refere o relatório do Eurostat.

Em abril, a taxa de inflação anual da zona euro foi de 1,2%, o que corresponde a uma ligeira quebra face aos 1,3% de março. Quando comparado com o período homólogo, a subida dos preços nos países da moeda única foi igualmente menor, já que em abril de 2017 a taxa de inflação anual era de 1,9%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.