[weglot_switcher]

Portugal tem a terceira taxa de casamentos mais baixa da União Europeia

No dia internacional do amor, o Eurostat traz “más” notícias: por cada 1.000 habitantes em Portugal apenas três casam. A par com a Eslovénia, a Itália e o Luxemburgo é dos países da União Europeia com menos casamentos face à população.
14 Fevereiro 2019, 12h16

É o Eurostat que lança a pergunta aos Estados-membros: “Casas comigo…?”. A resposta parece ser um redondo “não” para grande parte dos portugueses, uma vez que Portugal é um dos países que está na cauda da União Europeia quando o assunto é ‘dar o nó’.

Portugal é o quarto país da comunidade única com menos casamentos face à sua população, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo organismo de estatística europeu, a propósito do Dia de São Valentim. Em 2017 – a última informação disponível – registaram-se 3,3 casamentos em Portugal por cada 1.000 habitantes, a terceira taxa de matrimónio mais baixa da União Europeia, logo depois da Eslovénia (3,1) e de Itália e Luxemburgo (ambos com 3,2).

A taxa bruta de casamento é definida pelo rácio entre o número de casamentos durante o ano e a população média naquele período. “Em 2017, os países da União Europeia com o maior número de casamentos em relação à população foram a Lituânia (7,5 casamentos por 1.000 habitantes) e a Roménia (7,3). Seguiram-se Chipre e a Letónia (ambos com 6,8) e Malta (6,3), refere o relatório tornado público no Dia dos Namorados.

Apesar de o número de casamentos no país ser dos mais baixos da Europa, quando comparado com o total da população, houve um aumento de quase 4% (3,8%, para 33.634 casamentos, 523 dos quais entre pessoas do mesmo sexo) face a 2016, enquanto o número de divórcios encolheu. Os dados do Instituto Nacional de Estatística, revelados em novembro de 2018, a mostram que o adiar da idade ao casamento é uma tendência que se tem mantido ao longo das últimas décadas.

https://jornaleconomico.pt/noticias/portugueses-casaram-mais-do-que-os-espanhois-mas-estao-mais-velhos-287047

https://jornaleconomico.pt/noticias/vai-casar-fisco-vai-reter-10-das-prendas-em-dinheiro-182379

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.