Portugal. Um em cada quatro jovens está no desemprego

A taxa de desemprego registada em Portugal em setembro foi de 10,8%, 2,3 pontos percentuais acima da registada na União Europeia.

Reuters

Dados divulgados hoje pelo Eurostat revelam que, em setembro de 2016, a taxa de desemprego ajustada para a sazonalidade registada em Portugal foi de 10,8%, diminuindo 0,1 pontos percentuais em relação à percentagem registada no mês anterior (10,9%). Em termos homólogos, a taxa de desemprego registou uma diminuição de 1,6 pontos percentuais (12,4%), divulgou.

Para a Zona Euro, o Eurostat estima que a taxa de desemprego em setembro de 2016 se tenha situado em 10,0%, mantendo-se constante em relação ao mês anterior (10,0%) e diminuindo 0,6 p.p. em termos homólogos (10,6%). Na União Europeia a 28, a taxa de desemprego foi de 8,5%, estabilizando relativamente ao mês anterior.

Em setembro de 2016, o Eurostat estima que a taxa de desemprego jovem (inferior a 25 anos) registada em Portugal foi de 26,5%, diminuindo 0,2 p.p. em relação ao mês anterior. Em termos homólogos, registou uma diminuição de 5,4 p.p. (31,9%). Para o mesmo período, a taxa de desemprego na faixa etária superior a 25 anos foi de 9,7%, mantendo-se constante relativamente ao mês precedente.

Para a Zona Euro, a taxa de desemprego jovem fixou-se, em setembro de 2016, nos 20,3%, diminuindo 0,3 p.p. em relação ao mês anterior. Para o mesmo período, a taxa de desemprego para maiores de 25 anos foi de 9,0%, permanecendo inalterado em relação a agosto de 2016. Na UE28, a taxa de desemprego jovem foi de 18,2%, diminuindo 0,3 p.p. em relação ao mês anterior. No mês em análise, a taxa de desemprego para maiores de 25 anos foi de 7,5% o mesmo valor que o mês anterior.

Recomendadas

Investimento de 50 milhões vai permitir ao Alqueva ter o maior projeto fotovoltaico flutuante da Europa

Esta foi a solução encontrada pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) para fazer face aos custos elevados que a EDP cobra pelo fornecimento de energia às centrais hidroelétricas de Alqueva e Pedrógão.

Moody’s: Portugal com economia em risco a partir de 2030 devido ao envelhecimento da população

Para contrariar os riscos de recessão económico, a agência defende que devem ser tomadas medidas que aumentem o crescimento da produtividade ou que sustentem o crescimento económico.

Alunos deslocados têm de se registar todos os anos no portal do Fisco para deduzir a renda

A renda paga pelos alunos que estão a estudar a mais de 50 quilómetros de casa pode ser deduzida ao IRS, mas para tal é necessário que todos os anos o estudante comunique ao fisco que se encontra deslocado.
Comentários