O Governo vai enviar uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a Cabo Verde para reforçar o apoio no combate à pandemia a este arquipélago africano, que tem registado valores máximos diários de contágios consecutivos desde o final de março.
A equipa portuguesa do INEM será composta por dois elementos – um médico e um logístico- e será acompanhada por um funcionário do Instituto Camões para “identificar as necessidades das estruturas de saúde de Cabo Verde na resposta à Covid-19, a pedido do Executivo de Ulisses Correia e Silva. Este auxílio de Portugal terá início a 4 de maio e terminará no dia 11 deste mês.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, está prevista uma deslocação à Ilha de Santiago e à Ilha de São Vicente, no âmbito do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, neste caso destinado às autoridades de saúde cabo-verdianas.
“O diagnóstico levado a cabo pela equipa do INEM servirá para preparar a futura missão de uma equipa médica portuguesa, com vista a reforçar a capacidade de resposta do serviço nacional de saúde de Cabo Verde, através da disponibilização de recursos humanos e técnicos”, refere o gabinete de Augusto Santos Silva, em comunicado divulgado este domingo.
Na sexta-feira, o Governo cabo-verdiano voltou a decretar o estado de calamidade por 30 dias em todas as ilhas, menos na Brava, implementando ainda medidas para restringir as atividades com aglomerações de pessoas, depois do aumento de novas infeções por SARS-CoV-2. Ontem, o Ministério da Saúde cabo-verdiano contabilizou mais 245 casos do novo coronavírus e mais três vítimas mortais, o que elevou o total de contágios para 24.127 desde o início da pandemia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com