[weglot_switcher]

Portugal Venture Capital investiu mais de 320 milhões em Portugal na última década

O Portugal Venture Capital Initiative tem ainda 50 milhões de euros disponíveis para investimentos na economia nacional até 2020.
13 Julho 2018, 13h11

Um investimento de mais de 320 milhões de euros e um contributo para apoiar mais de 6 mil postos de trabalho, são os principais números do ciclo de 10 anos de atividade na economia portuguesa do Portugal Venture Capital Initiative (PVCi),

O PVCi é um programa de investimento em private equity e venture capital estabelecido entre o Fundo Europeu de Investimento e o Governo de Portugal, BPI, Novo Banco, Millenium BCP, Montepio, CaixaGest, Bankinter, Santander, Fidelidade, Octante, Fundação Calouste Gulbenkian e PME Investimentos.

Esta aposta em Portugal, concretizou-se através do investimento de sete fundos que investiram em 50 empresas, localizadas em sete distritos, sendo que, em média, uma empresa apoiada pela PVCi duplicou o número de funcionários durante os dois primeiros anos após o primeiro investimento.

Em jeito de balanço desta década de investimento, o chairman do PVCi e Diretor do FEI, John Holloway, salientou que “o PVCi foi uma ferramenta política fundamental não só para ajudar a construir o mercado de PE / VC como o conhecemos em Portugal, mas também para financiar muitas PME portuguesas, mesmo durante o crise”. Em seu entender, o PVCi marcou presença “quando poucos estavam dispostos a arriscar e investir em Portugal”, e agora, “chegou o momento de apresentar resultados e começar a trabalhar no próximo programa, apoiar startups e empreendedores portugueses e realizar os seus sonhos”.

Nesta celebração do 10 anos do PVCi, realizado ontem, quinta-feira, em Lisboa, marcaram presença o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Emma Navarro, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, o chief executive do Fundo Europeu de Investimento, Pier Luigi Gilibert e o chairman do PVCI, John Holloway.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.