A Portugal Ventures anunciou esta segunda-feira que fez um investimento total de 1,3 milhões de euros em mais cinco startups ligadas ao turismo. A sociedade pública de capital de risco aumentou o seu portefólio de participadas com a chegada da Bag4Days, Classihy, Sailside, Try Portugal e X-Plora.
A entidade conta agora com 20 startups de turismo para as quais abriu os cofres. Para a Portugal Ventures, este é o “setor mais dinâmico da economia nacional”, pelo que requer “criação de mais oportunidades para melhorar as condições e experiências dos turistas que visitam o nosso país”.
A sociedade de venture capital nacional argumenta ainda que estes cinco financiamentos se devem à preocupação em colmatar uma falha de mercado no apoio a projetos finalistas dos programas de aceleração. É que estes projetos são oriundos, por exemplo, da iniciativa Call Fostering Innovation in Tourism (FIT), lançada em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de inovação do Turismo.
“Dá-nos a oportunidade de contribuir para posicionar Portugal como um polo de referência na inovação, no empreendedorismo e na produção de bens e serviços para a indústria do turismo”, explica Pedro de Mello Breyner, administrador executivo da Portugal Ventures. “O trabalho em conjunto com o Turismo de Portugal reflecte-se agora com o crescimento do nosso portefólio, com startups e projetos que vão ajudar a impulsionar o setor”, acrescenta.
A Portugal Ventures – que, ao longo de 2019, investiu 11,8 milhões de euros em 21 startups – tem quatro ‘calls’ abertas para projetos inovadores, de base científica e tecnológica, nas áreas da economia do mar, economia circular e energia e tecnologia aplicada à agricultura, para as quais se podem apresentar candidaturas até 31 de dezembro.
Quem são as cinco startups?
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com