[weglot_switcher]

Português residente nos EUA detido a 200 quilómetros de casa e arrisca deportação

Um português com autorização de residência nos EUA foi detido pelas autoridades especializadas no controlo da imigração. Está detido a 200 quilómetros de casa e corre o risco de ser deportado.
EUA
10 – Estados Unidos
15 Abril 2025, 10h09

Rui Murras, residente português em New Bedford, nos Estados Unidos, foi detido no Maine, devido a uma acusação de posse de droga que foi resolvida há uma década, avança o advogado, ao jornal “New Bedford“.

A publicação norte-americana refere que no final de março, após Rui Murras regressar de férias fora dos EUA, acabou detido pelos serviços imigração norte-americana no aeroporto. Ao que se sabe, está detido a 200 quilómetros de casa e corre o risco de ser deportado.

A sua cunhada, Sofia Cabral-Murras, refere, citada pelo “New Bedford”, que Rui Murras é um residente legal nos Estados Unidos uma vez que possui um ‘green card‘ válido. Entretanto foi feita uma página, após a detenção de Rui Murras, que tem 32 anos e reside nos Estados Unidos desde os dois anos, com o objetivo de se angariar fundos para as despesas legais.

O jornal “New Bedford” assinala que o caso judicial que levou à detenção de Rui Murras, aconteceu em 2012, quando foi acusado de distribuição de uma substância controlada da classe D (grupo onde se inclui por exemplo a canábis), e de conspiração para violar as leis da droga.

A acusação de distribuição acabou por cair mas Rui Murras admitiu factos suficientes relativamente à acusação de conspiração para violar as leis da droga, que levou a que Rui Murras recebesse uma advertência verbal nessa altura sobre os possíveis impactos que isso poderia ter no seu estatuto de residência em território norte-americano.

Contudo, sublinha o jornal “New Bedford”, a acusação de conspiração acabou por ser rejeitada devido a uma recomendação do departamento de liberdade condicional que ocorreu oito meses depois da acusação. Em 2013, Rui Murras volta a enfrentar a justiça desta vez com uma acusação de conduzir sob o efeito de álcool. Mas o caso acabou arquivado em 2018, depois de Rui Murras ter concluído um programa de educação sobre álcool.

O advogado de Rui Murras salientou, ao “New Bedford”, que agora o que pode interferir com a sua residência nos Estados Unidos foi o caso à acusação que envolveu posse de droga.

O “New Bedford” salienta que mesmo que um cidadão possua um ‘green card‘, este documento não protege da deportação, mesmo que as acusações já tenham sido resolvidas, como é o caso de Rui Murras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.