[weglot_switcher]

Portuguesa Apex anuncia investimento no Venezia FC, recém promovido à Serie A

O fundador e CEO da Apex, António Caçorino, destacou que este investimento é “estratégico” já que “transcende o futebol” e “explora outros elementos em torno dos clubes, incluindo o seu vasto potencial comercial”.
3 Julho 2024, 12h14

A Apex, uma gestora de investimentos focada no desporto, anunciou esta semana um investimento que definiu como estratégico no Venezia FC, clube recém promovido à principal liga italiana de futebol, através da aquisição de uma participação minoritária no clube

“Este investimento alinha-se com a estratégia mais ampla de crescimento e de private equity da Apex, demonstrando o seu compromisso em identificar e fomentar uma forte propriedade intelectual desportiva”, realça esta gestora de investimento em comunicado.

Através desta parceria, a Apex “traz uma grande quantidade de recursos estratégicos” para o Venezia FC já que a empresa de investimento “irá envolver-se ativamente a um nível estratégico com as equipas de gestão e operacionais do clube, o que vai permitir melhorar as
principais estratégias comerciais e eficiências das operações do clube”.

“Este envolvimento realça o compromisso da APEX em contribuir com mais do que um simples investimento financeiro; sublinha o seu papel na definição de estratégias empresariais chave e eficiências operacionais sem interferência da gestão diária”, refere a gestora, notando ainda que esta parceria também diversifica a sua forma de investir “concentrando-se na influência estratégica e no apoio ao sector desportivo”.

O fundador e CEO da Apex, António Caçorino, sublinhou que este investimento “é um movimento estratégico que transcende o futebol e explora outros elementos em torno dos clubes, incluindo o seu vasto potencial comercial”. Este gestor acredita que “com a posição única do Venezia como uma marca global de estilo de vida enraizada na encantadora cidade de Veneza, vemos oportunidades significativas de crescimento em termos de produtos, patrocínios e reconhecimento internacional da marca”.

Destaca a Apex que o atual proprietário do Venezia FC é um consórcio de investidores experientes liderado por Duncan Niederauer, antigo CEO da Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE Euronext) cuja gestão “resultou num aumento substancial das vendas de artigos, sobretudo de adeptos internacionais, e a duplicação das receitas de patrocínio, apesar das flutuações do desempenho desportivo”.

“Fora do campo, o clube alcançou um sucesso notável ao redefinir o clube como uma marca de estilo de vida global que entrelaça o rico fascínio cultural de Veneza com o futebol. Este posicionamento único mais do que triplicou as vendas de produtos, atraindo uma vasta base de fãs internacionais. Além disso, o Venezia FC está a investir em infraestruturas com planos para um novo estádio de 18 mil lugares, que deverá estar em funcionamento na época 2026/27, assegurando a presença e o impacto a longo prazo do clube, tanto a nível local como global”, pode ler-se em comunicado.

Além de uma participação no Venezia FC, a Apex tem vindo a juntar ao seu portfólio investimentos na Alpine F1 Team e no Bay Golf Club, um dos seis franchises que competem na liga de golfe TGL, apoiada pela PGA, sendo que a gestora está apostada em “diversificar os seus investimentos no desporto e em aumentar a sua carteira de propriedade intelectual desportiva, tirando partido das soluções tecnológicas
desportivas através da sua perspetiva de risco”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.