[weglot_switcher]

Portuguesa Maria Ramos vai ser a nova presidente do britânico Standard Chartered

A empresária e banqueira portuguesa vai substituir José Viñals enquanto presidente do conselho de administração do Standard Chartered, cujo mandato está quase a chegar ao fim.
Maria Ramos
4 Fevereiro 2025, 12h02

A portuguesa Maria Ramos foi escolhida para substituir José Viñals enquanto presidente do conselho de administração do banco britânico Standard Chartered, numa altura em que se aproxima do fim o mandato de nove anos do até agora chairman da instituição financeira, avança a “Reuters”.

Maria Ramos, banqueira de 65 anos nascida em Lisboa mas a viver há vários anos na África do Sul, entrou para o board do Standard Chartered como diretora não executiva independente em janeiro de 2021 e liderou o South African bank ABSA Group Ltd entre 2009 e 2019.

Em 2020, assume a presidência do conselho de administração da AngloGold Ashanti, uma empresa que atua na área da mineração de ouro. Muda-se agora para o Reino Unido para assumir o novo papel, indo ganhar 1,3 milhões de libras (perto de 1,6 milhões de euros) por ano.

A empresária portuguesa vai desempenhar o novo cargo numa altura em que o banco se prepara para lidar com o aumento das tensões comerciais a nível mundial, em particular entre os EUA – sob a liderança de Donald Trump  – e a China, mercado onde se foca a estratégia da instituição financeira.

De acordo com a “Reuters”, a tarefa mais importante que Maria Ramos terá será a de supervisionar o plano de sucessão do CEO do Standard Chartered, Bill Winters, que está há quase 10 anos na liderança. É, de longe, o mandato mais longo entre os líderes de bancos britânicos, realça.

A banqueira também vai ocupar este cargo depois de o banco ter anunciado, em outubro, que vai reduzir o negócio de banca de retalho para investir na unidade de gestão de património, numa tentativa de captar mais comissões para compensar a quebra das receitas perante a descida dos juros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.