A portuguesa Paynest e a espanhola Silk Pay foram as duas fintechs escolhidas pela Mastercard, na edição da competição do Mastercard For Fintechs Iberia deste ano, que decorreu na quinta-feira, em Madrid. A concurso foram vinte startups europeias tendo sido selecionadas para a final cinco: duas de Portugal e três.
“As duas empresas vão agora enfrentar outras fintechs de Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos na final, em Barcelona, no dia 19 de novembro”, refere a organização do evento.
A Paynest é uma fintech, fundada em 2022, que tem como propósito “transformar a forma como as empresas cuidam do bem-estar financeiro” dos seus colaboradores. “Através de uma solução financeira integral para funcionários, concebida para aumentar a eficiência operacional e a retenção de talentos, a Paynest contribui ativamente para melhorar a estabilidade económica dos seus trabalhadores. Através de uma plataforma digital intuitiva, permite o acesso antecipado a salários já ganhos, evitando situações de stress financeiro e dependência de créditos de curto prazo. Esta solução integra-se facilmente com os sistemas de processamento de salário existentes, sem necessidade de alterações nos processos internos”, acrescenta a organização.
“É um reconhecimento muito importante para nós, sobretudo pelos caminhos que podem abrir-se ao caminharmos de mãos dadas com uma empresa como a Mastercard, a quem felicito por levar adiante uma iniciativa tão relevante para a indústria fintech“, disse o CEO e cofundador da Paynest, Nuno Pereira.
A Silk Pay é “especializada na digitalização de pagamentos no setor imobiliário, que automatiza e simplifica a cobrança de rendas, facilita a validação automática de pagamentos e melhora a experiência para inquilinos e proprietários”. Ainda sobre a Silk Pay a organização salienta que ao “integrar-se facilmente com sistemas de gestão de propriedades, simplifica processos administrativos e financeiros para gestores e agências imobiliárias. Com mais de 40 mil inquilinos na sua rede, a startup está a expandir-se em Espanha e a realizar pilotos na Alemanha e no Reino Unido, visando consolidar-se como referência na modernização dos pagamentos no setor imobiliário europeu”.
Já o fundador da Silk Pay diz que a fintech aspira a “encontrar na Mastercard um aliado perfeito para continuar a fortalecer-nos no setor”, e agradeceu “profundamente a oportunidade que agora se abre”.
O Mastercard for Fintech oferece às startups selecionadas vários benefícios entre os quais “o acesso gratuito às plataformas de formação e aprendizagem de última geração da Mastercard e a participação em eventos fintech de alto nível em toda a Europa, incluindo a final do Mastercard For Fintechs, em novembro”. As fintech participantes “são integradas numa extensa rede global, onde passam a ter acesso às soluções inovadoras da Mastercard e podem explorar oportunidades de financiamento e promoção, com o objetivo de construir uma aliança estratégica de longo prazo com a Mastercard que potencialize as suas soluções e negócios”.
A fintech que vencer a final que será disputada em Barcelona, a 19 de novembro, recebe um prémio de 100 mil euros, “destinados a impulsionar as suas estratégias de marketing. Este prémio inclui acesso aos recursos de patrocínio da Mastercard, um convite direto para a jornada de seleção final do programa Start Path e a orientação de especialistas de outras fintechs de sucesso”.
O encerramento do evento, que se realizou em Madrid, esteve a cargo de Nuno Loureiro, country manager da Mastercard Portugal.
“Na Mastercard, acreditamos firmemente que as fintechs são hoje um dos principais motores do crescimento no setor dos pagamentos. São elas que estão na linha da frente da inovação, que desafiam o status quo e que desenvolvem novas formas de pensar e utilizar os serviços financeiros. É por isso que o nosso compromisso com este ecossistema não é apenas profundo, é estratégico”, diz o country manager da Mastercard Portugal, Nuno Loureiro.
“Estamos entusiasmados em ver como o Mastercard For Fintechs continua a evoluir e a gerar impacto. A mesa-redonda de hoje, com os finalistas e a Rauva, vencedora de 2024, é um claro exemplo disso, pois permite-nos ouvir em primeira mão as valiosas lições aprendidas e como a nossa colaboração impulsionou os seus negócios. É um testemunho do compromisso da Mastercard com o crescimento e a inovação no ecossistema fintechs“, acrescentou o diretor de desenvolvimento de negócio da Mastercard Portugal, Rui Patraquim.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com