[weglot_switcher]

Portuguesa VisionWare e Universidade do Mindelo inovam com mestrado em cibersegurança

Segundo a VisionWare, “a acreditação deste novo Mestrado em Cibersegurança constitui assim um marco notável que reconhece o empenho, a excelência e a visão inovadora que todas as entidades envolvidas dedicaram a este projeto”.
2 Abril 2025, 17h42

A VisionWare, empresa tecnológica portuguesa dedicada à Segurança de Informação e Cibersegurança, em parceria internacional com a Universidade do Mindelo de Cabo Verde, anunciam, esta quarta-feira, o seu projeto conjunto – o lançamento de um novo Mestrado em Cibersegurança, a estrear já este ano, no próximo mês de Outubro, direcionado a todos os aspirantes a uma carreira de sucesso nesta área.

Segundo a VisionWare, “a acreditação deste novo Mestrado em Cibersegurança constitui assim um marco notável que reconhece o empenho, a excelência e a visão inovadora que todas as entidades envolvidas dedicaram a este projeto”.

A VisionWare foi “responsável direta pela gestão deste processo, abrangendo a elaboração dos planos curriculares de referência e a inclusão de diversas vertentes formativas a desenvolver no contexto deste Mestrado, em colaboração direta com os docentes e investigadores da Universidade do Mindelo, Ministério da Educação de Cabo Verde e demais instituições e elementos pertencentes ao Governo e Administração Pública locais, responsáveis por este pelouro”.

Na opinião de Bruno Castro, Fundador & CEO da VisionWare, e também ele especialista em Cibersegurança e Análise Forense, “foi um enorme privilégio ter contribuído para este feito. O impacto deste mestrado será, sem dúvida, muito positivo, capacitando profissionais para enfrentar os desafios cada vez mais exigentes da cibersegurança, em todo o mundo”.

O CEO da empresa portuguesa, que assinala este ano o seu 20º aniversário, adianta ainda que, “reconhecemos e elogiamos o esforço, a dedicação, a perseverança e o inigualável espírito de cooperação demonstrado por todas as equipas e colaboradores que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização desta iniciativa. Este forte compromisso e trabalho de parceria, foi, sem dúvida, determinante e decisivo para alcançarmos os objetivos a que nos propusemos nesta importante ação concertada que pretende contribuir para a formação de Excelência e para o futuro dos jovens talentos em Cabo Verde.

Para Albertino Graça, Reitor da Universidade do Mindelo, “o lançamento do primeiro Mestrado em Cibersegurança em Cabo Verde representa um marco histórico para o ensino superior e para a capacitação de profissionais altamente qualificados na área da segurança digital. Na UM, acreditamos que este programa contribuirá significativamente para o desenvolvimento de competências essenciais, permitindo que os nossos estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios crescentes da cibersegurança, tanto a nível nacional como internacional. Reconhecemos e valorizamos o empenho, a visão estratégica e a colaboração de todas as entidades e profissionais envolvidos na concretização deste projeto inovador”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.