[weglot_switcher]

Portugueses desenvolvem maior projeto de baterias da Hungria

Projeto deve entrar em operação no primeiro trimestre deste ano.
Greenvolt Manso Neto Caso EDP
20 Janeiro 2026, 12h30

Há uma empresa portuguesa que vai desenvolver o maior projeto de armazenamento de energia em baterias (BESS) da Hungria.

 A Greenvolt anunciou esta terça-feira que garantiu um financiamento próximo de 60 milhões de de euros para construir, explorar e manter o projeto Buj, no nordeste do país, com capacidade para 99 MW/288 MWh.

O projeto deverá entrar em operação no primeiro trimestre deste ano.

O pipeline do grupo Greenvolt atinge mais de 14 gigawatts na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, com projetos de energia solar, eólica e de armazenamento em baterias (BESS). Do total, 17 gigas estão a ser construídos. Só em baterias conta com um pipeline de 4,7 gigas.

“O armazenamento de energia em baterias é já um pilar essencial dos sistemas energéticos modernos, ao proporcionar a flexibilidade e a resiliência necessárias para apoiar a crescente incorporação de energias renováveis. Este financiamento reforça a estratégia da Greenvolt de acelerar o desenvolvimento de ativos de armazenamento nos principais mercados europeus e consolida a nossa posição num segmento cada vez mais central para a transição energética”, disse João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.