[weglot_switcher]

Portugueses entre os que menos pagariam para ganhar o Europeu de futebol

Consultora neerlandesa perguntou a adeptos de vários países da Europa quanto estariam dispostos a pagar para que a sua Seleção conquistasse o Europeu de futebol. Confiança no talento da Seleção nacional talvez explique o resultado português.
1 Julho 2024, 18h26

Com o Europeu de futebol a entrar numa fase decisiva, é tempo de tomar o pulso à verdadeira paixão dos adeptos e a consultora neerlandesa ING inquiriu vários adeptos sobre quanto estariam dispostos a pagar para que a sua Seleção ganhasse o troféu no final. No campeonato do “quem dá mais”, os portugueses não se saem bem. E isso até pode ter várias interpretações.

Mas vamos a números: segundo a ING, os portugueses pagariam em média 100 euros para que a Seleção liderada por Roberto Martínez viesse da Alemanha com a taça e repetisse o feito de 2016. Se excluirmos os adeptos neerlandeses, os aficionados de Portugal são os mais “forretas” no que toca a expressar em notas o desejo de festejar mais uma vez.

Uma segunda leitura é bem mais benigna: a nossa Seleção é tão boa que não precisamos de pagar nada para que o talento de jogadores como Bruno Fernandes, Bernardo Silva ou Cristiano Ronaldo fale mais alto que o papel-moeda.

“A cada quatro anos, as melhores seleções nacionais competem pelo cobiçado título europeu. Este prestigioso campeonato tem um valor significativo, mas quanto exatamente? Ainda que o título em si não esteja à venta, calcular quanto estariam dispostos a pagar os adeptos pela vitória permite estabelecer uma ideia do seu valor”, destaca Marten van Garderen, economista sobre consumo da ING e autor do estudo.

Curiosamente, os italianos, cuja sua Seleção já se encontra de férias após ter sido eliminada pela Suíça, são os adeptos mais generosos no que à carteira diz respeito ou, mais uma vez numa segunda leitura, talvez os “tiffosi” fossem os adeptos menos crentes de que no jogo jogado, os campeões da Europa teriam poucas hipóteses de sucesso. Mesmo assim, vale o que vale, os italianos pagariam em média 420 euros para repetir a glória do último Europeu.

Surpreendentemente, os austríacos surgem como os adeptos mais generosos logo a seguir aos italianos e em média, estariam dispostos a pagar 324 euros para dançar a valsa no final da competição. Logo a seguir, surgem os ingleses que estariam dispostos a desembolsar 319 euros cada para trazer a taça para o país da Premier League.

Abaixo dos 300 euros, estão os espanhóis que, apesar de terem uma Seleção de sonho, ainda colocariam dinheiro em cima do talento da sua equipa: 295 euros, mais concretamente. Croatas (246 euros), alemães (225 euros), franceses (183 euros) e belgas (135 euros) antecedem Portugal no meio da tabela para baixo e os holandeses fecham a tabela com 46 euros.

No entanto, existem variáveis que ajudam a que a posição de Portugal suba um pouco nesta tabela: poder aquisitivo e ainda uma pergunta se os portugueses estariam dispostos a abdicar de 1% das suas receitas anuais em troca de novo título de campeão da Europa. Destaca o autor do estudo que “por exemplo, com o mesmo dinheiro podem-se adquirir mais 33% do que nos Países Baixos” e por isso, o mesmo valor em euros não significa o mesmo esforço em todo estes países. “Um país com um poder aquisitivo relativamente baixo, como Portugal, sobe alguns lugares na classificação (de nono para sexto)” quando é feita a comparação ao nível salarial e de preços praticados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.