[weglot_switcher]

Portugueses são os europeus que mais priorizam experiências ao ar livre

De acordo com o relatório Economy Experience, depois dos portugueses, aparecem os polacos, seguidos dos neerlandeses e dos romenos.
25 Junho 2025, 17h21

Os portugueses são os consumidores que mais priorizam as experiências ao ar livre e em contacto com a natureza, segundo o relatório Economy Experience. A preferência dos portugueses reflete um desejo crescente de escapar à rotina urbana e uma valorização das atividades que promovem o bem-estar e a tranquilidade.

De acordo com o relatório, depois dos portugueses aparecem os polacos, seguidos dos neerlandeses e dos romenos.

Para além de estarem no topo na priorização de experiências ao ar livre, o nosso país também lidera o ranking dos países cujos habitantes querem viver mais experiências ao ar livre dentro do próprio país, seguido da Grécia e da Bélgica.

Os dados do Mastercard Economics Institute revelam que os consumidores portugueses estão a privilegiar experiências marcantes, com 81% a planear investir em momentos significativos em vez de bens materiais.

Entre as experiências escolhidas, as viagens e o turismo são as que lideram os principais gastos dos consumidores nacionais.

Estas escolhas têm provocado uma alteração nos gastos dos portugueses, nomeadamente uma redução nas despesas com roupa, artigos de luxo e tecnologia de última geração.

Para além desta mudança, os consumidores fazem uma gestão de orçamento mais cuidadosa, sendo que a maioria (84%) procura promoções antes de efetuar reservas e 87% garante que as experiências escolhidas estão dentro das suas possibilidades financeiras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.