Um estudo desenvolvido pela Liberty Mutual com a Kantar e a Red C para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte), em julho e agosto de 2022, concluiu que os portugueses têm cada vez menos poder de compra para tornarem as suas casas mais eficientes ao nível energético.
Em vésperas do dia mundial da poupança energética (21 de outubro), o ‘Consumer Spotlight sobre Casas Eficientes a nível Energético’, inquiriu 500 portugueses, dos quais 75 têm no topo da sua lista tornar a casa mais eficiente, enquanto apenas 4% assumem que não é uma prioridade.
O aumento dos preços da energia está também a fazer com que os portugueses não consigam poupar nas faturas do gás e eletricidade. Desta forma, a Liberty Mutual deixa quatro dicas para ajudar as famílias portuguesas a pouparem energia durante o inverno que se aproxima, sem terem de recorrer a investimento extra.
O primeiro conselho passa por tirar o maior partido de todos os eletrodomésticos, sendo que neste estudo 23% dos inquiridos assumem que compraram ou pretendem comprar modelos de eletrodomésticos mais eficientes, uma das melhores medidas para poupar no final do mês. Como tal, deve optar por lavar a louça na máquina de lavar, uma vez que fazê-lo à mão é muito mais dispendioso na conta da água e da energia. No entanto, deve escolher sempre o modo poupança de lavagem, reduzindo em cerca de 50% o consumo de energia, uma vez que exige uma temperatura de água mais baixa.
Outra forma de poupar é através do aproveitamento do sol no inverno, evitando assim ligar os candeeiros até que chegue a noite.
O terceiro conselho passa pela poupança de água durante o banho. Mais de 40% dos portugueses dos inquiridos assume ter reduzido ou que pretende reduzir o tempo dos banhos e a temperatura da água. Para além destas medidas, é ainda aconselhável desligar a água enquanto lava o cabelo ou o corpo e, se for o caso, não abrir a janela durante este período, apenas após o banho para permitir a ventilação do espaço.
Por fim, desligar os equipamentos corretamente. Desligar os equipamentos no botão ou tirá-los da ficha irá resultar numa poupança significativa de mais de 10%. Os temporizadores para tomadas podem ainda ajudá-lo a garantir que não gasta energia com equipamentos que não necessitam de estar ligados em determinados períodos do dia, mais especificamente à noite.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com