A vitória de Trump nas presidenciais norte-americanas e a aplicação do programa económico do candidato republicano deverá levar a uma queda de até 20% no preço do petróleo. Esta é, pelo menos, a conclusão de uma análise do Citi.
Na visão deste estudo, o preço do barril de brent deverá recuar de forma expressiva, possivelmente até aos 60 dólares por barril. Em causa estão não apenas um alívio das taxas fiscais aplicadas à indústria nos EUA, o que vai funcionar como um incentivo à atividade, como também um eventual aumento da oferta dos países que integram a OPEP+.
Atualmente, o barril está a negociar entre os 72 e 75 dólares.
Dito isto, é de esperar um aumento da oferta existente no mercado, pelo que a tendência será de um corte nos preços dos combustíveis fósseis. Algo que está em linha com as intenções de Trump que quer fazer baixar os preços, depois de as empresas do setor terem apoiado a campanha eleitoral do próprio com muito dinheiro.
O valor oficial das doações por parte da indústria ascende a 75 milhões de dólares, mas pode ir muito mais longe. Isto porque falta adicionar os fundos de investimento que operam no setor, assim como empresas de menor dimensão e outros interessados, cujo valor acumulado não foi especificado.
Recorde-se que a média de extração diária atingiu os 12,9 milhões de barris em 2023, o que consistiu num novo máximo histórico para os EUA (acima dos 12,3 milhões alcançados em 2019).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com