O preço de referência do gás natural na Europa, o TTF na Holanda, subiu 15% esta semana, naquele que é o maior aumento desde junho, segundo o “Cinco Dias”.
No início do dia, na Holanda, os preços do gás natural estavam pouco acima de 29 euros por megawatt-hora (MWh). No entanto, está longe dos 153 euros a que o combustível estava cotado no início do passado mês de agosto.
A subida deste combustível é a prova da fragilidade do mercado energético europeu, que, embora esteja longe da volatilidade do verão passado, ainda é altamente suscetível a qualquer alteração.
“A crise está em mutação, como também mostrou a recente turbulência do mercado em junho. Os compradores e agentes ainda estão muito nervosos, já não temos o mesmo colchão de gás barato que vem pelos gasodutos”, conclui um relatório da agência S&P Global.
A queda nas importações de gás natural liquefeito para o Velho Continente, que caíram para o menor patamar desde 2021, causou temor no mercado e levou alguns compradores regionais a oferecer tarifas mais altas para evitar a permanência de navios em portos europeus.
No início de julho, a Agência Internacional de Energia (IEA) já tinha alertado que as dificuldades no mercado comunitário ainda persistiam. A entidade destacou que os países da União Europeia ainda dependem do abastecimento russo que chega pela Ucrânia e Turquia, o que é essencial em caso de inverno de baixas temperaturas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com