[weglot_switcher]

Preços da luz: Goldenergy, a EDP Comercial e a Endesa apresentam as ofertas mais competitivas

A ERSE analisou e concluiu que a Goldenergy, a EDP Comercial e a Endesa apresentam as ofertas mais competitivas para os diferentes consumidores-tipo.
29 Julho 2021, 12h15

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos apresentou em comunicado publicado no seu site a o retrato das novas ofertas disponibilizadas no mercado liberalizado de eletricidade, para o segmento dos consumidores domésticos, após a atualização do preço da tarifa de energia do mercado regulado, em 5 euros/MWh, no dia 1 de julho de 2021.

A Goldenergy, a EDP Comercial e a Endesa apresentam as ofertas mais competitivas para os vários consumidores domésticos de eletricidade. É o que revela a lista das novas ofertas comerciais de eletricidade em julho de 2021.

O regulador sectorial lembra que os preços de venda a clientes finais no mercado liberalizado, são negociados livremente entre comercializadores e clientes e incluem os preços a que os comercializadores compram a energia em mercado para vender aos seus clientes, assim como as tarifas de Acesso às Redes fixadas pela ERSE.

“Com base na opção horária simples e incluindo serviços adicionais, avaliam-se as novas ofertas mais competitivas de cada comercializador para os consumidores-tipo 1, 2 e 3 do simulador de preços de energia da ERSE, ou seja, casal sem filhos (potência contratada de 3,45 kVA e consumo anual de 1 900 kWh), casal com dois filhos (potência de 6,9 kVA e consumo anual de 5 000 kWh) e casal com quatro filhos (potência de 13,8 kVA e consumo anual de 10 900 kWh)”, explica a ERSE.

“Esta análise permite perceber como comparam as novas ofertas comerciais em mercado, em termos percentuais, face à tarifa regulada integralmente fixada pela ERSE”, adianta o regulador.

A ERSE diz que “da análise efetuada conclui-se que, a 22 de julho, a Goldenergy, a EDP Comercial e a Endesa apresentam as ofertas mais competitivas para os vários consumidores-tipo. Destaque-se ainda, que cerca de 10 dos comercializadores no mercado livre apresentam ofertas mais competitivas que a oferta do mercado regulado para o consumidor-tipo 1, e 11 para os consumidores-tipo 2 e 3”.

Pelo contrário a Audax, a Yes Energy, a Alfa Energia e a LuziGas têm as ofertas mais caras do mercado.

Em julho de 2021, a tarifa aplicada aos clientes do mercado regulado sofreu uma alteração pelo efeito de subida dos preços da energia elétrica nos mercados grossistas refletindo os preços mais altos no MIBEL, fruto do elevado preço de gás natural e da elevada cotação das licenças de dióxido de carbono (CO2).

A ERSE aconselha os consumidores a verificarem nas faturas se o valor que pagam é maior ou menor que o do mercado regulado (esta é uma menção obrigatória que consta em todas as faturas); e a consultar e comparar as novas ofertas de mercado e, caso sejam mais favoráveis que os seus contratos históricos, a contratar uma nova oferta/comercializador.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.