Os preços dos futuros do gás dispararam hoje quase 3% com a tensão no Mar Vermelho. Os contratos para entrega em fevereiro estiveram a subir esta manhã 2,95% para 31,54 euros por MW/h no índice europeu TTF.
Desde novembro, que os rebeldes Houthis do Iémen já lançaram 26 ataques contra navios comerciais no Mar Vermelho.
Os mercados de gás na Europa reagem habitualmente a sinais alarmantes, apesar de as entregas de gás não terem sido impactadas pela tensão no Mar Vermelho. Os navios com GNL do Qatar continuam a atravessar o canal do Suez, a rota mais curta para a Europa, enquanto muitas empresas preferem fazer viagens mais longas pela África do Sul.
Por outro lado, as temperaturas frias abaixo da média deverão continuar a afetar a Europa durante mais uma semana, aumentando a procura de aquecimento.
Os rebeldes Houthis do Iémen, apoiados pelo regime iraniano, lançaram esta semana um dos seus maiores ataques com mísseis e drones. O ataque foi repelido por navios de guerra dos Estados Unidos e do Reino Unido que patrulham a região. Um total de 18 drones e três mísseis foram abatidos segundo as forças-armadas norte-americanas, citadas pela “Bloomberg”.
Os Houthis protestam contra a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, o que levou várias empresas de navegação a optar por fazer a travessia via África do Sul. Os rebeldes já ameaçaram que vão continuar os ataques enquanto Israel não parar o ataque a Gaza e avisaram que estão preparados para atacar navios de guerra norte-americanos se o grupo for atacado, segundo a “Reuters”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com