[weglot_switcher]

Preços na produção industrial recuaram 0,8% em abril

De acordo com o INE, “o agrupamento dos bens intermédios foi determinante para este resultado, apresentando uma diminuição de 5,0% e um contributo de -1,8 p.p. para a variação do índice total (-6,5% e -2.4 p.p. em março, respetivamente)”.
20 Maio 2024, 12h27

Os preços na produção industrial diminuíram 0,8% em abril em termos homólogos, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), mas ficaram 0,7 pontos percentuais (p.p.) acima da taxa apresentada no mês anterior.

De acordo com o gabinete de estatísticas, “o agrupamento dos bens intermédios foi determinante para este resultado, apresentando uma diminuição de 5,0% e um contributo de -1,8 p.p. para a variação do índice total (-6,5% e -2.4 p.p. em março, respetivamente)”.

Quanto ao agrupamento da energia, em causa está uma subida de 0,9 %, que representa um peso de 0,1 p.p. (0,2% e contributo nulo, no mês anterior). Sem considerar a energia, a variação homóloga do índice agregado foi de -1,2% em abril, inferior aos -1,8% registados em março.

Passando às indústrias transformadoras, os preços nesta secção caíram 1,0%, contribuindo -0,9 p.p. para a variação do índice total (-1,9% e -1,7 p.p. em março). “O índice da secção de eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio registou um aumento de 0,9% e um contributo 0,1 p.p. (2,8% e 0,2 p.p. no mês precedente)”, detalha o INE no mesmo comunicado.

Ainda sobre a variação mensal, o INE dá conta de que, no mês em análise, “o índice de preços na produção industrial apresentou uma variação mensal nula (-0,7% em período homólogo)”, com a energia a “contribuir com -0,3 p.p. para a variação do índice agregado, em resultado da diminuição de 1,8% (-2,4% em abril de 2023)”.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.