[weglot_switcher]

Prémio do Euromilhões de 200 milhões altera balança de pagamentos nacional

O prémio do Euromilhões de 214 milhões de euros sorteado na terça-feira dia 26 de junho foi atribuído em Portugal a um apostador do distrito do Porto.
Euromilhões
20 Agosto 2024, 12h59

O prémio do Euromilhões ganho em Portugal em junho foi de tal maneira expressivo que alterou a balança de pagamentos do país.

O Banco de Portugal relata nas estatísticas da balança de pagamentos e da posição de investimento internacional atualizadas para junho de 2024 que o saldo da balança de rendimento secundário apresentou um excedente de 670 milhões de euros, que compara com um excedente de 384 milhões no mês homólogo e que essa variação de 286 milhões de euros é em grande parte explicada pelo “recebimento do maior prémio de sempre do Euromilhões em Portugal, na ordem dos 200 milhões de euros”.

O prémio do Euromilhões acaba por alterar os dados do semestre também, provocando um aumento do excedente da balança de rendimento secundário de 213 milhões de euros, no primeiro semestre.

O prémio do Euromilhões de 214 milhões de euros sorteado na terça-feira dia 26 de junho foi atribuído em Portugal a um apostador do distrito do Porto.

A balança de rendimento secundário regista as transferências correntes entre residentes e não residentes. Estas incluem, por exemplo, os prémios de jogo, os donativos públicos, as multas e penalizações e as transferências pessoais, das quais fazem parte as remessas de emigrantes e imigrantes.

As balanças corrente e de capital são as duas componentes da balança de pagamentos onde se regista a vertente real das transações entre os residentes e não residentes de uma economia. A terceira componente da balança de pagamentos é a balança financeira, onde é registada a vertente financeira das transações.

A balança corrente é composta pela balança comercial, pela balança de rendimento primário e pela balança de rendimento secundário.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.