[weglot_switcher]

Presidente alemão pede diálogo entre cidadãos para fugir à polarização

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, defendeu esta segunda-feira, numa mensagem de Natal, o diálogo e a tolerância perante o “ruído” das redes sociais e a polarização que se vivem em países como os Estados Unidos e a França. De acordo com o texto difundido pela Presidência e que será emitido à noite por Steinmeier, o […]
24 Dezembro 2018, 11h18

O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, defendeu esta segunda-feira, numa mensagem de Natal, o diálogo e a tolerância perante o “ruído” das redes sociais e a polarização que se vivem em países como os Estados Unidos e a França.

De acordo com o texto difundido pela Presidência e que será emitido à noite por Steinmeier, o seu desejo para estes dias e para 2019 é que os alemães falem mais entre eles, especialmente “com quem tem outra opinião”.

Steinmeier considera ainda que a Alemanha — maior economia da União Europeia — não é imune à polarização social e avisa sobre o que está a acontecer em países próximos, com “barricadas a arder em Paris” e as “profundas trincheiras políticas nos Estados Unidos”, bem como as preocupações no Reino Unido perante o ‘Brexit’, a saída do país da União Europeia, entre outros.

A Alemanha não tem uma história (contemporânea) de grandes assimetrias sociais e de prevalência de fraturas sociais, mas a entrada de um partido próximo da ideologia nazi no Parlamento fez soar os alarmes – e o discurso do presidente do país, uma figura com pouco relevo internacional, parece querer apontar exatamente para essa preocupação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.