O Presidente da AICEP, Ricardo Arroja, vai estar em Oslo de 3 a 5 de junho para liderar uma ação de promoção da Economia Azul portuguesa no âmbito da feira internacional Nor-Shipping, uma das mais relevantes a nível mundial no setor marítimo e a principal entre os países nórdicos.
Em comunicado a agência diz que “a missão da AICEP insere-se numa missão estratégica para promover as exportações portuguesas e posicionar Portugal como destino atrativo para o Investimento Direto Estrangeiros (IDE) nas áreas da inovação, sustentabilidade e transição energética do setor marítimo”.
“A iniciativa visa reforçar o reconhecimento internacional das competências nacionais na Fileira da Economia Azul, com destaque para a competitividade do nosso registo de navios, para as nossas capacidades na área do eco retrofiting e dos combustíveis alternativos, bem como as soluções para digitalização e o ecossistema português de inovação”, refere.
O evento organizado pela AICEP, sob o tema “Opportunity Portugal – Your Safe Harbor for the Future of the Maritime Industry”, integra o programa oficial da Nor-Shipping e contará com dois painéis temáticos focados nas vantagens competitivas do setor marítimo português e nas oportunidades emergentes ligadas à sustentabilidade e digitalização. Além do Presidente da AICEP, participam representantes de entidades como a EISAP, a EUROMAR, universidades e empresas portuguesas do setor, entre outros convidados internacionais.
“Portugal tem todas as condições para se afirmar como um parceiro estratégico na Economia Azul a nível global. A nossa presença na Nor-Shipping visa mostrar aos líderes do setor marítimo que o nosso país oferece soluções tecnológicas de ponta, portos eficientes, um ambiente regulatório competitivo e um forte compromisso com a sustentabilidade”, afirma Ricardo Arroja.
Com mais de 30 mil visitantes e 900 expositores de 50 países, a Nor-Shipping é reconhecida como um hub de inovação e investimento, sendo particularmente relevante no contexto nórdico. A Noruega, anfitriã do evento, destaca-se pelo seu dinamismo na transição energética, energias offshore e biotecnologia azul — áreas onde Portugal pretende aprofundar sinergias e colaborações estratégicas.
O evento promovido pela AICEP inclui networking, com degustação de vinhos da Madeira, reforçando a promoção integrada da marca Portugal.
A iniciativa dá continuidade ao sucesso da ação “Opportunity Blue”, realizada em Genebra em 2024, e integra o Plano de Promoção Externa da AICEP para 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com