O presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, acusou o Governo Regional de bloquear os municípios de participar na gestão e execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente no que diz respeito à apresentação de projetos na área da transição ecológica.
O autarca demonstrou não estar “nada otimista” face à atitude do executivo madeirense, numa atitude “discriminatória e anti-autárquica”, disse Ricardo Franco na abertura das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista, que decorrem em Machico.
Ricardo Franco acusou ainda o Governo Regional de “passar um atestado de menoridade aos municípios da Madeira”, algo que, a seu ver, não acontece no território continental.
“Não temos conhecimento de nenhuma estratégia por parte do Governo Regional que envolva os municípios ou a possibilidade de estes apresentarem projetos” dentro da área da transição ecológica, revelou o autarca.
Ricardo Franco ilustrou a importância do papel das autarquias no combate às alterações climáticas, exemplificando com algumas medidas adotadas pelo município de Machico na área, tais como o plano diretor de iluminação pública para uma redução do consumo energético, o compromisso de reduzir a poluição luminosa e o investimento na tecnologia led e na mobilidade elétrica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com