[weglot_switcher]

Presidente da República confere à SEDES o título de membro honorário da Ordem de Mérito

No encerramento da cerimónia comemorativa dos 50 anos da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, realizada este sexta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, conferiu a esta associação o título de membro honorário da Ordem de Mérito em nome de Portugal. Marcelo Rebelo de Sousa não deixou de invocar “Francisco Sá Carneiro e António Patrício Gouveia, os dois desaparecidos tragicamente há 40 anos”.
4 Dezembro 2020, 18h48

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento da cerimónia comemorativa dos 50 anos da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, realizada este sexta-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, conferiu a esta associação o título de membro honorário da Ordem de Mérito em nome de Portugal.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a SEDES é um “exemplo singular de verdadeira associação política não conotada ou dependente direta ou indiretamente que qualquer partido, por tudo isto e muito mais mereceu já por duas vezes ser galardoada com a Ordem do Infante Dom Henrique e a Ordem da Liberdade, num momento em que atinge meio século e aqui não podemos deixar de invocar, no dia de hoje, de forma especial nos seus múltiplos membros e dirigentes, além de Francisco Sá Carneiro e António Patrício Gouveia, os dois desaparecidos tragicamente há 40 anos, e homenagear os seus fundadores, nos quais naturalmente destaco o essencial João Salgueiro, lembrando sempre Maria Idalina que o acompanhou nessa saga, entendo ser justo agraciar a SEDES pelo mérito incontroverso de serviço à comunidade, conferindo-lhe mais um galardão, o título de membro honorário da Ordem de Mérito em nome de Portugal”, referiu o Presidente da República.

Com o mote “50 anos a pensar Portugal”, a cerimónia realizou-se na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, integramente transmitida no site do Jornal Económico através da plataforma JETV e contou com uma mensagem do secretário-geral das Nações Unidas – associado número 268 da SEDES –, António Guterres, e a apresentação de um conjunto de depoimentos de sócios fundadores, compilados pela docente da Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH) e ex-secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, que está a desenvolver, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a “História e Memória da SEDES”.

Além da intervenção do presidente da SEDES, o médico Álvaro Beleza, a cerimónia foi aberta às 14h30 pela presidente da Fundação Gulbenkian, Isabel Mota, contando com dois painéis, “A Visão dos Associados Fundadores”, moderada por Henrique Monteiro, onde participaram João Salgueiro. Rui Vilar e um jovem economista associado da SEDES, António Capela, e “A Visão de Marcelo Rebelo de Sousa”, que também teve a participação de João Salgueiro, além de Álvaro Beleza e Alexandre Patrício Gouveia.

Constituída no final de 1970, durante a “primavera marcelista”, a SEDES é uma associação cívica que tem assumido a missão de contribuir para o desenvolvimento económico e social do país. Depois da revolução do 25 de abril de 1974 vários dos seus associados participaram ativamente na vida social e política, em diferentes quadrantes partidários, repartindo-se maioritariamente entre o PPD/PSD e o PS.

Considerada uma “escola de cidadania”, entre os associados da SEDES encontram-se o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o secretário-geral da ONU e ex-primeiro-ministro, António Guterres, o falecido Francisco Sá Carneiro, os economistas e banqueiros João Salgueiro e Rui Vilar, ou os ex-ministros João Cravinho e José Vera Jardim, entre uma extensa lista de individualidades.

Em 1995, aquando da celebração dos 25 anos, a SEDES foi agraciada com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo então Presidente da República, Mário Soares. No próximo ano, a SEDES já tem marcado um congresso onde serão apresentadas propostas estratégicas para as próximas décadas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.