Presidente da Venezuela inaugura primeira fábrica de mineral Coltan

“Hoje inauguramos, no coração do Arco Mineiro do Orinoco, a primeira fábrica de concentração de Coltan, que gerará quase 7,8 milhões de euros diários de ingressos à nação”, disse.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, inaugurou quinta-feira a primeira fábrica venezuelana de Coltan, um mineral chamado de “ouro azul”, composto por columbita e tantalita que se usa para componentes de micro-eletrónica, telecomunicações e na indústria aeroespacial.

“Hoje inauguramos, no coração do Arco Mineiro do Orinoco (sudeste do país), a primeira fábrica de concentração de Coltan, que gerará quase 7,8 milhões de euros diários de ingressos à nação”, disse o próprio numa reunião do seu gabinete económico, transmitida pela televisão estatal venezuelana.

A nova fábrica, que teve um investimento de 6,94 milhões de euros, está situada em Cidade Piar, no Estado venezuelano de Bolívar e deverá processar 160 toneladas diárias de Coltan.

“Estamos a certificar uma das maiores reservas de Coltan do mundo”, sublinhou.

Relacionadas

Escassez de matérias-primas e conflitos internacionais. Como os carros elétricos podem tornar-se um problema mundial

Estimativas mais conservadoras dizem que a procura de cobalto, necessária para as baterias destes automóveis, aumentará cinco vezes até 2030. Alguns duvidam que as reservas mundiais possam satisfazê-la e outros receiam que se possam desencadear conflitos internacionais.

Mina de ouro venezuelana certificada como a quarta maior do mundo

A empresa mineira Gold Reserve certificou uma mina de ouro venezuelana como a quarta maior do mundo, com reservas equivalentes a 54.300 milhões de euros, anunciou hoje o Governo da Venezuela.
Recomendadas

Von der Leyen apresenta hoje proposta de fundo de recuperação da UE

A Comissão Europeia apresenta hoje enfim a sua proposta de um fundo de recuperação para reerguer a economia da União Europeia dos ‘escombros’ provocados pela pandemia da covid-19, perspetivando-se de seguida intensas negociações entre os 27 Estados-membros.

Mário Assis Ferreira: Sucessora vai continuar “obra de Stanley Ho em Portugal”

O gestor que trabalhou com Stanley Ho durante 30 anos acredita que a família do empresário pretende manter a sua participação maioritária na dona dos casinos do Estoril, Lisboa e Póvoa de Varzim. O vice-presidente da Estoril-Sol deixa elogios a Pansy Ho, filha do empresário nascido em Hong Kong.

Twitter faz fact-check pela primeira vez a publicações de Donald Trump

O presidente norte-americano criticou os votos por correspondência, que serão usados por alguns estados nas eleições devido à Covid-19, com a rede social a alertar os utilizadores que as afirmações de Donald Trump não correspondiam à verdade.
Comentários