Presidente da Venezuela inaugura primeira fábrica de mineral Coltan

“Hoje inauguramos, no coração do Arco Mineiro do Orinoco, a primeira fábrica de concentração de Coltan, que gerará quase 7,8 milhões de euros diários de ingressos à nação”, disse.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, inaugurou quinta-feira a primeira fábrica venezuelana de Coltan, um mineral chamado de “ouro azul”, composto por columbita e tantalita que se usa para componentes de micro-eletrónica, telecomunicações e na indústria aeroespacial.

“Hoje inauguramos, no coração do Arco Mineiro do Orinoco (sudeste do país), a primeira fábrica de concentração de Coltan, que gerará quase 7,8 milhões de euros diários de ingressos à nação”, disse o próprio numa reunião do seu gabinete económico, transmitida pela televisão estatal venezuelana.

A nova fábrica, que teve um investimento de 6,94 milhões de euros, está situada em Cidade Piar, no Estado venezuelano de Bolívar e deverá processar 160 toneladas diárias de Coltan.

“Estamos a certificar uma das maiores reservas de Coltan do mundo”, sublinhou.

Relacionadas

Escassez de matérias-primas e conflitos internacionais. Como os carros elétricos podem tornar-se um problema mundial

Estimativas mais conservadoras dizem que a procura de cobalto, necessária para as baterias destes automóveis, aumentará cinco vezes até 2030. Alguns duvidam que as reservas mundiais possam satisfazê-la e outros receiam que se possam desencadear conflitos internacionais.

Mina de ouro venezuelana certificada como a quarta maior do mundo

A empresa mineira Gold Reserve certificou uma mina de ouro venezuelana como a quarta maior do mundo, com reservas equivalentes a 54.300 milhões de euros, anunciou hoje o Governo da Venezuela.
Recomendadas

PremiumAtaque leva Biden a regressar a uma Síria onde não foi feliz

Iniciativa da Casa Branca é a primeira ação concreta que permite avaliar qual é a política da Casa Branca para uma região fundamental na geopolítica. Mas, para já, Joe Biden ainda vive sob o fantasma do seu antigo presidente, Barack Obama.
Senado dos Estados Unidos

EUA: Senado aprova novo pacote de estímulos de 1,9 biliões de dólares

O voto duramente partidário resultou na aprovação, após longas negociações, de um novo pacote de estímulos à economia mais afetada no mundo pela Covid-19 que coloca a resposta pandémica em 4,95 biliões de euros até agora.

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita “Proud Boys” dias antes do ataque ao Capitólio, notícia hoje, sábado, o The New York Times.
Comentários