[weglot_switcher]

Presidente do Santander é a banqueira mais bem paga da União Europeia

Não há portugueses entre os banqueiros que mais recebem na Europa. Santander e Deutsche Bank entre os bancos cujos responsáveis mais auferem a nível europeu.
15 Maio 2023, 13h01

A presidente do Banco Santander, Ana Botín, ocupa o primeiro lugar na lista dos banqueiros mais bem pagos da União Europeia (UE), segundo os dados divulgados pelas entidades bancárias da UE.

Ana Botín recebe um valor anual de 11,74 milhões de euros, seguida pelo ex-CEO do banco espanhol, Antonio Álvarez, que aufere 9,57 milhões de euros. O pódio é completado por Christian Sewing, CEO do Deutsche Bank, com um vencimento de 8,93 milhões de euros.

Nesta lista surge no quarto lugar o presidente do BBVA, Carlos Torres, com 8,29 milhões de euros, seguindo-se a italiana Andrea Orcel, CEO da Unicredit, com um salário de 7,5 milhões de euros. Já o sexto lugar volta a estar ocupado por um espanhol, o CEO do BBVA, Onur Genç, com um salário de 7,15 milhões de euros.

O francês Jean-Laurent Bonnafé, CEO do BNP Paribas, é o sétimo na lista, com um salário de 4,6 milhões de euros. Já em nono está o finlandês Frank Vang-Jensen, do banco Nordea, com 4,23 milhões de euros.

Os três últimos lugares da lista, são preenchidos por banqueiros dos Países Baixos, Steven van Rijswijk, do banco ING, com um salário de 2,.5 milhões de euros, Wiebe Dranjer, do banco Rabobank, com 1,82 milhões de euros, e em último lugar Robert Swaak, presidente executivo do banco ABN AMRO, com 999 mil euros.

O salário de um banqueiro é composto por diversos itens complexos. Fundamentalmente, uma parte fixa e uma parte variável que é recebida em função dos objetivos alcançados. A estas partes ainda são acrescentados outros suplementos, contribuições e ajudas de custo por pertencer ao conselho de administração.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.