Apesar de estarem previstas e de serem mesmo uma promessa da campanha para a presidência, as novas tarifas avançadas esta semana pelo presidente Donald Trump estiveram longe de produzir um grande consenso interno em seu redor.
Para além de inúmeras consultoras que afirmaram que as novas tarifas serão contraproducentes em termos do desenvolvimento da economia dentro das fronteiras dos Estados Unidos – com a poderosa Goldman Sachs na dianteira – várias associações e outros stakeholders da economia já vieram mostrar o seu desagrado face à medida.
Jay Timmons, presidente da Associação Nacional de Fabricantes, descreveu o anúncio de Trump como “complicado” e disse que os fabricantes estão a tentar determinar as implicações para as suas operações. “Os riscos para os fabricantes não podiam ser maiores. Muitos fabricantes nos Estados Unidos já operam com margens estreitas. Os elevados custos das novas tarifas ameaçam o investimento, os empregos, as cadeias de abastecimento e, por sua vez, a capacidade da América de superar outras nações e liderar como a superpotência no fabrico”, disse Timmons.
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