[weglot_switcher]

Presidente guineense vai encontrar-se com Donald Trump quarta-feira em Washington

De acordo com a mesma fonte, Sissoco Embaló será recebido por Trump juntamente com os Presidentes do Gabão, Mauritânia e do Senegal.
Presidente da Guiné-Bissau durante a sessão plenária da Cimeira Rússia-África, em São Petersbugo, em julho de 2023 | Fotografia: Donat Sorokin, TASS
3 Julho 2025, 16h24

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, vai encontrar-se com o homólogo norte-americano, Donald Trump, na próxima quarta-feira, 09 de julho, em Washington, para conversações sobre oportunidades de negócios, disse hoje à Lusa fontes do Governo em Bissau.

De acordo com a mesma fonte, Sissoco Embaló será recebido por Trump juntamente com os Presidentes do Gabão, Mauritânia e do Senegal.

No mesmo dia, Trump terá um almoço com os quatro líderes africanos, adiantou a mesma fonte que assinala ainda que Embaló, atualmente de passagem por Portugal, deverá viajar no dia 07 para os Estados Unidos.

Os Estados Unidos de América encerraram a sua representação diplomática na capital guineense na sequência do conflito político-militar na Guiné-Bissau de 1998 e, desde então, as autoridades de Bissau esforçam-se no sentido da reabertura da embaixada.

Antes de seguir para os Estados Unidos, o Presidente guineense deverá participar, este sábado, 05, nas festividades do 50º aniversário da independência de Cabo Verde.

Umaro Sissoco Embaló deverá discursar no ato solene das festividades cabo-verdianas.

O chefe de Estado guineense encontra-se em viagem ao estrangeiro desde segunda-feira, dia em que discursou na abertura da quarta conferência da ONU sobre o financiamento do desenvolvimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.