Investidores citados pela agência Bloomberg preveem que o fraco desempenho do euro no início deste ano pode ser um indicador de que a moeda europeia atingirá uma nova paridade em relação ao dólar dos Estados Unidos.
Os mais ousados acreditam que o euro pode até cair abaixo do dólar pela primeira vez desde o verão de 2022, quando a inflação disparou em resultado da guerra na Ucrânia.
No dia de ontem, fundos alavancados na Europa e nos Estados Unidos reduziram as suas posições em opções sobre o euro, conforme relatado por operadores da Bloomberg.
Aproximadamente 2.500 milhões em opções que visavam a paridade ou um valor inferior foram negociados, um volume quatro vezes superior à média diária.
Os investidores estão preocupados com a estagnação económica que aflige o continente, com a Alemanha e a França a enfrentarem situações extremamente graves, acreditando ainda que a ameaça de tarifas comerciais dos Estados Unidos poderá abalar ainda mais a moeda europeia.
Há inclusivamente previsões de que o euro poderá atingir 0,9 dólares dentro de três meses, refletindo um cenário de incerteza crescente.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com