As políticas de rendimento são o tema escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, para o primeiro debate quinzenal desta legislatura na Assembleia da República. As políticas de rendimento são uma das prioridades do Governo, que já anunciou a intenção de aumentar gradualmente o salário mínimo nacional até atingir os 750 euros em 2023.
O arranque do debate quinzenal está marcado para as 15h00 e está previsto que os deputados únicos do Chega, Iniciativa Liberal e Livre possam intervir durante um minuto e meio para questionar António Costa.
A subida do salário mínimo nacional será um dos temas em destaque na agenda. António Costa já esteve reunido com os parceiros sociais e avançou com uma proposta, em sede de concertação social, que visa servir de referencial para a negociação coletiva em matéria de valorização dos vencimentos dos jovens qualificados. É esperado que a discussão em torno do aumento do salário mínimo para o próximo ano fique fechada ainda esta semana.
“Sabemos bem que a competência para aumentar o salário mínimo nacional é do Governo e que não precisamos de acordo nenhum. Mas, numa sociedade democrática avançada, um Governo deve promover o diálogo e deve saber ouvir antes de decidir. Devemos ouvir os parceiros sociais, não apenas as confederações patronais, mas também os sindicatos”, diz o primeiro-ministro.
António Costa defende ainda um acordo de política de rendimentos para fazer subir os salários dos jovens mais qualificados e para um aumento global do nível salarial em Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com