[weglot_switcher]

Primeiro debate quinzenal no Parlamento coloca políticas de rendimento na agenda

A subida do salário mínimo nacional será um dos temas em destaque na agenda. António Costa já esteve reunido com os parceiros sociais e avançou com uma proposta que visa aumentar gradualmente o salário mínimo nacional até atingir os 750 euros em 2023.
13 Novembro 2019, 07h27

As políticas de rendimento são o tema escolhido pelo primeiro-ministro, António Costa, para o primeiro debate quinzenal desta legislatura na Assembleia da República. As políticas de rendimento são uma das prioridades do Governo, que já anunciou a intenção de aumentar gradualmente o salário mínimo nacional até atingir os 750 euros em 2023.

O arranque do debate quinzenal está marcado para as 15h00 e está previsto que os deputados únicos do Chega, Iniciativa Liberal e Livre possam intervir durante um minuto e meio para questionar António Costa.

A subida do salário mínimo nacional será um dos temas em destaque na agenda. António Costa já esteve reunido com os parceiros sociais e avançou com uma proposta, em sede de concertação social, que visa servir de referencial para a negociação coletiva em matéria de valorização dos vencimentos dos jovens qualificados. É esperado que a discussão em torno do aumento do salário mínimo para o próximo ano fique fechada ainda esta semana.

“Sabemos bem que a competência para aumentar o salário mínimo nacional é do Governo e que não precisamos de acordo nenhum. Mas, numa sociedade democrática avançada, um Governo deve promover o diálogo e deve saber ouvir antes de decidir. Devemos ouvir os parceiros sociais, não apenas as confederações patronais, mas também os sindicatos”, diz o primeiro-ministro.

António Costa defende ainda um acordo de política de rendimentos para fazer subir os salários dos jovens mais qualificados e para um aumento global do nível salarial em Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.