[weglot_switcher]

Primeiro fundo da Plenisfer Investments dá retorno de 37,6% nos seus primeiros cinco anos de vida

A empresa do grupo Generali gere ativos no valor de 1,8 mil milhões de euros.
7 Maio 2025, 21h37

A Plenisfer e o fundo Destination Value Total Return comemoram cinco anos no mercado com uma rendibilidade acumulada de 37,6%, revela em comunicado a Plenisfer Investments SGR, sociedade especializada na gestão de fundos multiestratégia e fundos de benchmark, integrada na Generali Investments.

Esta valorização acumulada corresponde a um desempenho anualizado de 6,7%.

Giordano Lombardo, cofundador, co-CIO e CEO da Plenisfer, diz que quando a sociedade gestora  que faz parte da Generali Investments foi fundada, “o setor de investimento – e, na verdade, o mundo como um todo – era muito diferente do atual.

“Lançamos o Destination Value durante uma pandemia global, seguida pelo ressurgimento de conflitos na Europa. As economias ocidentais enfrentaram a inflação e políticas monetárias que não eram vistas há décadas. A ordem global está a sofrer mudanças significativas, caracterizadas pela desglobalização e pela polarização de interesses. Hoje, vivemos numa era de incerteza, com implicações para as frentes económica e política”, refere o CEO da Plenisfer.

Giordano Lombardo destaca o desafio feito pela Planisfer à alocação tradicional de ativos, “com o objetivo de promover um paradigma diferente de gestão ativa, na convicção de que só regressando às raízes da profissão poderemos ter a liberdade de escolha que só existe fora dos cabazes de títulos de um índice”.

“O desempenho dos primeiros cinco anos da Destination Value confirma a eficácia da abordagem adotada e, por isso, estamos particularmente orgulhosos por celebrar este primeiro marco significativo”, conclui.

Nos seus primeiros cinco anos de funcionamento, a Plenisfer seguiu um percurso de desenvolvimento estratégico que a levou a gerir quatro fundos e um sob mandato em nome de um banco líder, com um total de ativos sob gestão no valor de 1,8 mil milhões de euros.

Com uma abordagem ativa e sem benchmark, a Plenisfer integra as diferentes visões de especialistas com análises macro e micro e aloca por estratégia, e não por classe de ativos, para identificar oportunidades individuais, mesmo não convencionais, a nível global.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.