[weglot_switcher]

Primeiro lote de vacas para manter reservas de leite já chegou ao Qatar

Até aqui o fornecimento de leite e produtos lácteos para o Qatar era feito pela vizinha Arábia Saudita, mas como a nova crise diplomática no Médio Oriente, as ligações aéreas e marítimas, bem como as trocas de mercadorias foram barradas.
12 Julho 2017, 10h07

O primeiro lote de 165 vacas chegou ao Qatar esta terça-feira, para preservar as reservas de leite no emirado, que desde o corte de relações diplomáticas com os países vizinhos se vê a braços com uma série de problemas no fornecimento de bens essenciais, incluindo leite fresco. Este é o primeiro carregamento de um total de 4.000 vacas a serem transportadas pela transportadora aérea Qatar Airways, o maior transporte de bovino alguma vez realizado.

Segundo avança a agência de notícias ‘Bloomberg’, o primeiro carregamento de vacas veio da Alemanha e estas estão prontas para produzir leite imediatamente. As primeiras reservas de leite devem chegar aos mercados locais ainda esta semana, de acordo com Moutaz Al Khayyat, presidente da Power International Holding e responsável pela iniciativa de transportar de avião as vacas para o Qatar.

Ao país devem chegar ainda outras remessas, que incluem vacas da Austrália e dos Estados Unidos, nos próximos três dias, sendo esperado até ao final do mês a entrada de 4.000 vacas no país.

Até aqui o fornecimento de leite e produtos lácteos para o Qatar era feito pela vizinha Arábia Saudita, mas como a nova crise diplomática no Médio Oriente, as ligações aéreas e marítimas, bem como as trocas de mercadorias foram barradas. O mesmo está a acontecer com a importação de matérias-primas para a construção de infraestruturas para o Mundial de 2022.

O empresário Moutaz Al Khayyat sublinha que quando o transporte dos bovinos estiver concluído, o fornecimento de leite pela Power International Holding permitirá suprimir 30% das necessidades do Qatar.

Cinco semanas depois de anunciado o corte de relações entre o Bahrein, Egipto, Arábia Saudita, Iémen e Emirados Árabes Unidos com o Qatar, a crise diplomática no Golfo Pérsico parece ainda não ter fim à vista. A justificar este corte de relações está a acusação de que o Qatar anda a patrocinar ações terroristas em todo o mundo, o que os restantes países arábes condenam. O Governo de Qatar nega as acusações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.