[weglot_switcher]

Princesa que fugiu e xeque do Dubai vão a tribunal esta semana

A princesa Haya já avançou com o pedido de divórcio, e contratou o mesmo advogado que tratou da separação do príncipe Carlos e de Diana. 
29 Julho 2019, 14h38

No início do mês de maio, o xeque Mohammed do Dubai viu a sua esposa de 15 anos, a princesa Haya Bint Al-Hussein da Jordânia, fugir e pedir o divórcio. Estima-se que a princesa Haya, uma das seis mulheres do governador do Dubai, que tem 23 filhos, tenha fugido do próprio marido por este ter aprisionado a própria filha mais velha após esta ter escapado do país.

Depois de Mohammed bin Rashid Al Maktoum ter mandado capturar e prender a princesa Latifa, de 33 anos, Haya da Jordânia decidiu fugir com os filhos menores para a Alemanha. Quando o governador descobriu, pediu às autoridades alemãs que extraditassem a princesa e os seus dois filhos para os Emirados Árabes Unidos.

As autoridades de Berlim recusaram fazê-lo, e a imprensa internacional afirma que o governo alemão está a proteger a princesa da Jordânia. Esta recusa gerou uma crise diplomática entre a Alemanha e os Emirados Árabes Unidos. No entanto, após saber que o seu marido estava a tentar extraditá-la, Haya fugiu para o Reino Unido, onde mantém uma grande relação com a família real britânica.

Agora, o jornal britânico ‘Express’ revela que a princesa Haya já avançou com o pedido de divórcio, e que para o fazer contratou o mesmo advogado do príncipe Carlos, que tratou da separação com a princesa Diana.

No entanto, os representantes legais de Haya revelam que o divórcio não se deve à fortuna que o xeque do Dubai detém, mas sim aos filhos de ambos. “Estes procedimentos estão relacionados com o bem-estar das duas crianças, e não com o divórcio ou finanças”, afirma um comunicado emitido pelo tribunal de Londres.

A fortuna do governador do Dubai está avaliada em quatro mil milhões de euros, sendo que também é dono de 99,67% da empresa Dubai Holding.

A imprensa internacional estima que Haya esteja a viver na casa que comprou em Kensington, durante o ano de 2017, no valor de 85 milhões de libras (94 milhões de euros).

Sabe-se que o também primeiro-ministro do Dubai vai ser representado pela firma Stewarts Law, que trabalharam com Guy Ritchie, Andrew Lloyd Webber e Bernie Ecclestone. A princesa Haya vai ser representada por Fiona Shackleton, que além de ter tratado do divórcio real britânico, também divorciou Paul McCartney de Heather Mills.

A responsável do grupo ‘Detidos no Dubai’, Radha Stirling, ajudou a filha do xeque a abandonar o Dubai após a própria lhe ter ligado a pedir asilo. Stirling revela que não tem dúvidas “que a princesa Haya tem toda a razão em temer as consequências se for enviada para o Dubai”.

A responsável pelo grupo admitiu ainda que a razão do divórcio acontecer no Reino Unido se deve à “sociedade dominada pelos homens nos Emirados Árabes Unidos”, sendo que se o xeque “detém todo o poder sobre o Dubai”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.