[weglot_switcher]

Procura casa para arrendar? Faça pesquisa intensiva, aconselha Deco

Ponderar arrendar a casa nas proximidades do local de trabalho ou estabelecimento de ensino. A renda poderá ser mais cara, no entanto, há que fazer um balanço das despesas adicionais que teria se arrendasse uma casa distante destes pontos.
13 Março 2023, 07h45

Se procura um imóvel para arrendar, a DECO aconselha a que proceda a uma pesquisa intensiva e consciente.  

Atualmente, existem diversos sites através dos quais é possível proceder à procura de casa e, inclusivamente, permitem fazê-lo com a ajuda de filtros localização, tipologia, preço, por exemplo, tornando a tarefa mais fácil.

Alertamos, no entanto, para o facto de ser sempre importante verificar se a oferta publicada é fidedigna, principalmente, se a mesma provier de particulares e omissa de fotos do imóvel.

Antes de escolher a casa, é relevante ter em conta o seguinte:

  • Localização – ponderar arrendar a casa nas proximidades do local de trabalho ou estabelecimento de ensino. A renda poderá ser mais cara, no entanto, há que fazer um balanço das despesas adicionais que teria se arrendasse uma casa distante destes pontos.
  • Valor da Renda – torna-se necessário proceder a uma análise do impacto da renda no orçamento familiar, atendendo à taxa de esforço.
  • Tipologia da Casa – se a mesma tiver mais do que uma divisão, poderá optar por partilhar a casa com outra pessoa e deste modo dividir a renda, bem como despesas de luz, água, internet.
  • Mobiliado ou Não Mobiliado – se optar por uma casa não mobilada esteja para a mobilar de raiz, o que eventualmente lhe trará um custo adicional à despesa já prevista. Se optar por um imóvel já mobilado, em princípio mais prático, principalmente num arrendamento de curta duração, prepara-se para o senhorio lhe solicitar um valor mais elevado de renda.
  • Visitar o imóvel antes de escolher – as visitas dão oportunidade ao consumidor de verificar se as fotos do anúncio correspondem à realidade, bem como averiguar o estado do imóvel, nomeadamente o sistema elétrico, canalização e móveis.

Informe-se connosco.

Caso necessite de ajuda, contacte-nos. Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.