A oferta de veículos usados no mercado português cresceu 7% em abril, ao mesmo tempo que se registou um decréscimo de 2% na procura, face ao ano passado. A recuperação dos números aconteceu de forma reiterada nas marcas de luxo, de acordo com os dados levantados pelo Standvirtual e divulgados em comunicado de imprensa.
Por combustível, observou-se uma subida de 55% na oferta de veículos elétricos de premium e de 45% dos elétricos usados em abril. Por outro lado, a oferta de elétricos premium aumentou 19%, sendo que nos elétricos usados caiu 8%, em comparação com o mesmo mês de 2022.
A oferta de viaturas a gasolina aumentou 9%, enquanto que nos carros a diesel caiu 1%. Na procura, ocorreram variações de -2% e +5%, respetivamente. Estas mantêm-se as duas tipologias mais procuradas em Portugal, com o diesel (65%) a ser dominante face à gasolina (27%).
Ao mesmo tempo, os elétricos, híbridos a diesel e híbridos a gasolina representam cerca de 12% da procura e 10% da oferta.
No que diz respeito aos preços, o maior aumento homólogo da procura (10%) deu-se nas viaturas com preços acima dos 30 mil euros. Seguem-se aqueles cujos preços estão entre 15 e 30 mil euros (mais 2%). Na oferta observam-se aumentos de 28% e 18%, respetivamente, ao passo que a procura por veículos abaixo de 15 mil euros baixou 2% e a oferta caiu ainda mais (12%).
A categoria entre os dez e os 25 mil euros regista o maior número de visualizações (39%), largamente superado, em termos relativos, pelos anúncios (55%). Na categoria acima, entre 25 e 40 mil euros verificam-se ligeiramente mais anúncios (21%) do que visualizações.
No que corresponde ao ano de matrícula das viaturas, a procura subiu particularmente nos carros com entre cinco a dez anos (11%). Entre três a cinco anos, a procura também cresceu (9%), ao mesmo tempo que nos dez a 15 anos subiu 4%. Por outro lado, nos carros com até um ano registou-se uma baixa acentuada (28%), seguida pela margem de um a três anos.
Por segmento, observou-se um crescimento da procura nos utilitários (18%), SUV (12%), carrinha (8%) e cabrio (5%), face a abril do ano passado. Nos restantes segmentos, observaram-se decréscimos, em que sobressaíram os pequenos citadinos (-39%). A oferta subiu sobretudo nos SUV (23%) e utilitários (21%).
A maior procura, em abril, ocorreu nos SUV (20%), carrinhas (18%) e utilitários (17%). Números que são superados, ao nível da oferta, nos SUV (23%), carrinhas (18%) e utilitários (18%), assim como nos citadinos (15%).
Finalmente, ao nível das marcas, a procura foi mais forte na BMW (13,5%), Mercedes-Benz (12,2%) e Peugeot (8,7%). Relativamente ao maior número de anúncios, destacam-se as mesmas três marcas, lideradas pela Mercedes-Benz (11,8%), seguindo-se BMW (11,4%) e Renault (11%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com