Em julho de 2017 rolaram das fábricas nacionais de automóveis um total de 12.314 veículos ligeiros e pesados, menos 13,5% do que o registado no mesmo mês de 2016. A queda verificada no passado mês arrastou a variação homóloga acumulada no período entre janeiro e julho para a zona negativa, ainda que o decréscimo registado tenha sido de apenas 0,7%, para um total de 93.704 veículos.
Entre os tipos de veículos produzidos em Portugal, apenas os ligeiros apresentaram uma descida em julho. O total de 8155 veículos produzidos corresponde a -26,1% face a julho de 2016. No que respeita aos sete primeiros meses deste ano, a descida é de 3,9%, para um total de 63.257 unidades. Quanto aos comerciais ligeiros, a subida foi de 27,1% em julho (3448 unidades) e de 0,4% em valores acumulados do ano (26.076 unidades). Os pesados também se destacam pela positiva: Os 711 veículos de julho representam uma subida homóloga de 46,3%, ao passo que os 4371 veículos produzidos desde janeiro representam um acréscimo de 66,8%.
Do total de veículos produzidos, 96,4% tiveram como destino o mercado externo, contribuindo para a balança comercial portuguesa. Entre estes, 84,2% tem como destino o mercado europeu, com a Alemanha (18,8%) a ser a maior “consumidora” de veículos nacionais, seguindo-se Espanha (14,9%), Reino Unido (11,3%) e França (10,7%) no topo do ranking. O mercado chinês, com 10,3%, continua a ser o segundo maior marcado para as exportações dos automóveis fabricados em Portugal.
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