[weglot_switcher]

Produzir carros chineses na Europa? Custo dispara, mas fica mais barato que os europeus

As marcas chinesas têm anunciado a construção de fábricas em território europeu, numa forma de contornar as tarifas aplicadas por Bruxelas no início do mês.
19 Julho 2024, 17h14

A produção de um veículo elétrico na Europa para a fabricante chinesa BYD custaria 25 mil euros, um número que fica 25% acima do valor do mesmo automóvel produzido em território chinês. Ainda assim, fica 10 mil euros mais barato do que modelos semelhantes de marcas europeias que já atuam no segmento elétrico.

A ideia foi transmitida pelo analista Paul Gong da UBS à “Reuters”. As marcas chinesas têm anunciado a construção de fábricas em território europeu, numa forma de contornar as tarifas aplicadas por Bruxelas no início do mês. No entanto, mesmo com esta solução, o UBS indica que as fabricantes de veículos elétricos não se conseguem livrar da subida dos custos de fabrico dos veículos elétricos.

No modelo Seal, fabricado na Europa, a BYD enfrenta diferentes preços consoante o país escolhido, refere a agência noticiosa. Por exemplo, se o fabrico for na Europa de Leste, o custo de mão-de-obra fica nos 500 dólares por carro, mas se o mesmo carro for fabricado na Alemanha esse custo mais do que quadruplica, tendo por base as contas do UBS.

Contudo, os custos adicionais de energia são difíceis de contabilizar, referiu a “Reuters”, mas a utilização de fornecedores internacionais tem um custo superior em mais de quatro mil dólares para o Seal da BYD face ao custo na China.

Mas as marcas europeias já estão a beneficiar com o uso de componentes de empresas chinesas, acrescenta a agência noticiosa. A Volvo, com o modelo elétrico EX30, que tem a carroçaria a cargo da chinesa Geely, e a Polestar, atingiram margens brutas entre 15% a 20%, a maior margem bruta de sempre para a fabricante nórdica.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.