Pedro Arezes, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, é a prova de que com paixão pelo que se faz, dedicação e muito trabalho, é sempre possível ir mais além. Preside à Escola de Engenharia desde 2019, onde é professor catedrático de Ergonomia e Fatores Humanos, e vai integrar o painel de revisores da NASA para propostas de investigação sobre as missões humanas no espaço. Aos 48 anos de idade torna-se, assim, o único português a pertencer ao restrito grupo de seis dezenas de cientistas do mundo inteiro que têm voz em tão importante matéria. A saúde e o desempenho da tripulação são fundamentais para o sucesso da exploração humana para além da órbitra da Terra.
Minhoto, natural de Barcelos, a viver na cidade berço de Guimarães há mais de 30 anos, é doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho, tendo também desenvolvido trabalhos de pós-doutoramento na holandesa TU Delft, e nos norte-americanos MIT e Universidade de Harvard.
Há década e meia lidera o grupo de investigação em Ergonomia & Fatores Humanos no Centro Algoritmi, onde coordenou e colaborou em mais de meia centena de projetos de Investigação e Desenvolvimento. Publica regulamente em revistas científicas internacionais indexadas, sendo autor de mais de 130 artigos. Ao longo da sua carreira académica e científica tem obtido reconhecimento e sido premiado não só em Portugal, mas também em Espanha, Brasil, Estados Unidos e Turquia. Desde 2016 é também diretor do Programa MIT-Portugal.
Recentemente esteve envolvido num trabalho conjunto com o MIT sobre o desenho de fatos espaciais em missões de longa duração, como a missão tripulada a Marte, que terá sido o passaporte para o convite que agora recebeu da NASA.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com