[weglot_switcher]

Professores e educadores em greve a partir da próxima semana

A greve vai ter a duração de 18 dias, a começar na segunda-feira e que vai durar até 12 de maio. Diariamente, vai ter início às 12 horas e prolongar-se-á até ao final do dia. Em causa está uma proposta do Governo, considerada “inaceitável” pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores.
14 Abril 2023, 20h39

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) vai avançar com uma greve nacional sem serviços mínimo, a ter início às 12 horas da próxima segunda-feira, dia 17 de abril, e vai terminar a 12 de maio. Para a mesma data está marcada uma concentração de professores na Praça D. João I, no Porto, a começar às 15 horas.

De acordo com um comunicado da organização sindical, a greve vai estender-se por 18 dias úteis, com paralizações que se iniciam sempre às 12 horas e prosseguem até ao final do dia.

Em causa está uma proposta apresentado pelo Governo, que o SIPE considera “inaceitável”, em particular no que diz respeito ao projeto de Decreto-Lei relativo à progressão na carreira docente.

Os sindicalistas reforçam que todos os docentes “devem ser reposicionados” mediante o respetivo tempo de serviço, incluindo o período de congelamento, que se prolongou por seis anos, seis meses e 23 dias, de forma a ser possível uma “aposentação digna, justa e humana”.

O mesmo sindicato apela ainda à eliminação definitiva das quotas de acesso ao quinto e sétimo escalões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.