O Programa Alimentar Mundial (World Food Programme – WFP) ganhou o Prémio Nobel da Paz 2020, anunciou esta sexta-feira o Comité Norueguês do Nobel.
A maior organização humanitária do mundo no combate à fome foi distinguida pelos “seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz nos esforços para prevenir a utilização da fome como arma de guerra e conflito”.
A organização laureada, que também promove a segurança alimentar e só em 2019 deu assistência a cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países, irá receber o prémio de dez milhões de coroas suecas (cerca de um milhão de euros), além de um diploma e uma medalha.
“A pandemia do coronavírus contribuiu para um forte aumento do número de vítimas da fome no mundo. Em países como o Iémen, República Democrática do Congo, Nigéria, Sudão do Sul e Burkina Faso, a combinação entre o conflito violento e a pandemia levou a um aumento dramático no número de pessoas que vivem no limiar da fome. Perante isso, o Programa Alimentar Mundial demonstrou uma capacidade impressionante de intensificar os seus esforços”, refere a organização, em comunicado.
O Nobel da Paz é o único dos prémios Nobel que não é atribuído pela Academia Sueca, que este ano divulgou todos os galardões num evento exclusivamente online devido à pandemia. A derradeira cerimónia de entrega do prémio acontecerá em 10 de dezembro, na cidade norueguesa de Oslo e contará com a presença de cerca de 100 convidados.
Notícia atualizada às 10h19
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com