O Energy Starter, programa de inovação aberta da EDP para acelerar a adoção de tecnologias que impulsionam a transição energética, abriu as inscrições para o segundo módulo da sua 9ª edição, dedicado às Energias Renováveis.
Neste módulo, a EDP procura startups e empresas que desenvolvam soluções inovadoras para acelerar a implementação de energias renováveis, melhorar o desempenho do seu portefólio e gerar mais valor através da integração de armazenamento e da maximização da participação em diversos mercados de energia.
As startups de qualquer parte do mundo podem candidatar-se até 22 de agosto, através do site do programa. Após o encerramento do período de candidaturas, as startups serão avaliadas durante os meses de setembro e outubro, através de reuniões online com a EDP.
As selecionadas avançarão para a fase seguinte do programa: o bootcamp, que decorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro, na sede da EDP, em Lisboa. Durante estes três dias, as startups participantes terão a oportunidade de trabalhar com gestores da EDP e representantes de várias áreas de negócio e equipas de inovação, com o objetivo de acelerar o co-desenvolvimento de projetos-piloto e acordos comerciais.
A etapa de Energias Renováveis da edição de 2025 do Energy Starter procura soluções inovadoras em temas como “monitorizar a redução e aproveitar estratégias e tecnologias inovadoras para minimizar o impacto e gerar valor.
Implementação: acelerar a adoção de fontes de energia renovável com soluções que otimizam a construção, facilitam a interligação à rede, simplificam o desenvolvimento de projetos e desbloqueiam constrangimentos na cadeia de abastecimento”, ou “”maximizar o valor dos ativos e simplificar as operações através de soluções automatizadas, manutenção preditiva, tecnologias resilientes ao clima e práticas de circularidade”.
Mas também tecnologias emergentes, ou seja, promover a adoção de tecnologias de ponta para acelerar o desenvolvimento da geração de energia limpa e aumentar a eficiência operacional dos ativos existentes.
Em armazenamento de energia, o que inclui maximizar o valor dos ativos renováveis através de tecnologias de armazenamento inovadoras e económicas, para além das soluções de iões de lítio e de longa duração, diversificando os modelos de negócio.
Procura também startups focadas em melhorar a eficiência da comercialização de energia a curto prazo através de ferramentas automatizadas, modelos de otimização e previsões aprimoradas para um portefólio diversificado de ativos e mercados.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com