A Fundação EDP anunciou o apoio a 13 novos projetos no âmbito do Programa EDP Energia Solidária, com um investimento de cerca de um milhão de euros.
Estas iniciativas visam promover soluções em eficiência energética, energias renováveis, inclusão energética, economia circular, proteção do património natural e mobilidade sustentável, tendo como alvo populações em situação de vulnerabilidade, como famílias com insegurança alimentar, seniores isolados e vítimas de violência doméstica, refere em comunicado.
Os projetos, que beneficiarão mais de 6 mil pessoas em 13 distritos de Portugal, incluem Beja, Braga, Coimbra e Lisboa.
Além do financiamento, a Fundação EDP colaborou com 15 incubadoras sociais para ajudar as entidades na elaboração das candidaturas e contará com o apoio de voluntários do grupo EDP na sua implementação.
Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP, enfatizou a importância da colaboração, afirmando que “a mobilização e o fortalecimento do ecossistema social são fundamentais para garantir uma transição energética justa, inclusiva e participativa”.
O júri do programa incluiu especialistas de diversas áreas, reforçando a diversidade de competências.
Desde a sua criação em 2004, o Programa EDP Energia Solidária já apoiou 430 projetos, beneficiando cerca de 1,5 milhões de pessoas e representando um investimento total de 19 milhões de euros.
Em 2023, o programa ampliou seu alcance, passando a apoiar iniciativas em Portugal, Espanha e Brasil.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com