Um projeto da Nova SBE que visa promover “programas para o desenvolvimento de carreiras inovadoras, que possam responder às mudanças e necessidades das gerações atuais e futuras”, conquistou uma Bolsa de Investigação da Fundação “la Caixa”.
Collaborative Design-thinking Approaches, Adaptive Psychological Functioning & Career Development, assim se designa, é uma iniciativa do Leadership for Impact Knowledge Center e do Nova SBE Careers & Well-being, com o apoio da portuguesa Denovo e da suíça, Life Design Lab at HSG St. Gallen.
Nova SBE lança nova edição de programa para executivos da economia social
O projeto é liderado por Samantha Sim, docente da Nova SBE, e conta com a colaboração dos investigadores Amélia Monteiro e Radek Oros e do professor Sebastian Kernbach.
A bolsa, no valor de 100 mil euros, vai permitir a pesquisa, por meio de ensaios clínicos randomizados, dos efeitos do Career Life Design (CLD) nos recursos psicológicos e de carreira, bem como os efeitos longitudinais sobre os resultados reais da carreira.
O projeto compreende a realização de dois estudos: um com estudantes que vão ingressar no mercado de trabalho e outro com desempregados mais velhos. Em conjunto permitirão medir parâmetros que influenciam a satisfação pessoal e profissional, destacando-se ao nível psicológico, a autoestima e bem-estar subjetivo percebido, e no que se refere à vertente profissional, alinhamento com o valor do trabalho, envolvimento na carreira, autoeficácia empreendedora, entre outros.
Segundo os investigadores, “o trabalho também visa inspirar a prática, informando sobre o desenvolvimento de práticas e programas de desenvolvimento de carreira mais inovadores que possam responder melhor às necessidades de mudança das gerações atuais e futuras de trabalhadores”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com